Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PESQUISA SOBRE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA

Palavra-chaves: Novas Tecnologias Da Informação, Formação De Professores, Ensino De Informática Na Educação Comunicação Oral 03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 289
    "titulo" => "PESQUISA SOBRE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA"
    "resumo" => "O objetivo geral do nosso estudo foi pesquisar sobre a evolução das novas tecnologias da informação no município de Parnaíba, no Estado do Piauí, no período de 1997 a 2000, com destaque para o seu desenvolvimento atualmente. Como metodologia, fizemos uma pesquisa qualitativa e para isso, realizamos uma coleta de dados com quatro sujeitos, que lecionaram neste período e com a secretária de educação, com o intuito de analisar se houve algum projeto de formação de professores em tecnologias ao longo destes anos, assim como, as diversas tecnologias que esses professores dominam e colocam em prática na sala de aula, como forma de tornar as aulas mais interessantes e atrativas para seus alunos. Como resultado, observamos que o desenvolvimento das tecnologias na educação, bem como, o ensino de informática nas escolas públicas de Parnaíba, ainda precisa ser melhorado, pois de acordo com as entrevistas feitas, notamos que atualmente existem escolas que não possuem laboratórios de informática, assim como, também existem algumas que dispõem de computadores, mais que não os utiliza. Concluímos que um dos problemas da não utilização destas tecnologias se dá pela precariedade ou pela falta de formação de recursos humanos capacitados na área de informática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Novas tecnologias da informação, Formação de professores, Ensino de informática na educação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "839ab46820b524afda05122893c2fe8e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMARES ARAÚJO TELES"
    "autor_nome_curto" => "DAMARES TELES"
    "autor_email" => "damares.teless@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 79
    "inscrito_id" => 289
    "titulo" => "PESQUISA SOBRE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA"
    "resumo" => "O objetivo geral do nosso estudo foi pesquisar sobre a evolução das novas tecnologias da informação no município de Parnaíba, no Estado do Piauí, no período de 1997 a 2000, com destaque para o seu desenvolvimento atualmente. Como metodologia, fizemos uma pesquisa qualitativa e para isso, realizamos uma coleta de dados com quatro sujeitos, que lecionaram neste período e com a secretária de educação, com o intuito de analisar se houve algum projeto de formação de professores em tecnologias ao longo destes anos, assim como, as diversas tecnologias que esses professores dominam e colocam em prática na sala de aula, como forma de tornar as aulas mais interessantes e atrativas para seus alunos. Como resultado, observamos que o desenvolvimento das tecnologias na educação, bem como, o ensino de informática nas escolas públicas de Parnaíba, ainda precisa ser melhorado, pois de acordo com as entrevistas feitas, notamos que atualmente existem escolas que não possuem laboratórios de informática, assim como, também existem algumas que dispõem de computadores, mais que não os utiliza. Concluímos que um dos problemas da não utilização destas tecnologias se dá pela precariedade ou pela falta de formação de recursos humanos capacitados na área de informática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Novas tecnologias da informação, Formação de professores, Ensino de informática na educação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "839ab46820b524afda05122893c2fe8e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMARES ARAÚJO TELES"
    "autor_nome_curto" => "DAMARES TELES"
    "autor_email" => "damares.teless@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O objetivo geral do nosso estudo foi pesquisar sobre a evolução das novas tecnologias da informação no município de Parnaíba, no Estado do Piauí, no período de 1997 a 2000, com destaque para o seu desenvolvimento atualmente. Como metodologia, fizemos uma pesquisa qualitativa e para isso, realizamos uma coleta de dados com quatro sujeitos, que lecionaram neste período e com a secretária de educação, com o intuito de analisar se houve algum projeto de formação de professores em tecnologias ao longo destes anos, assim como, as diversas tecnologias que esses professores dominam e colocam em prática na sala de aula, como forma de tornar as aulas mais interessantes e atrativas para seus alunos. Como resultado, observamos que o desenvolvimento das tecnologias na educação, bem como, o ensino de informática nas escolas públicas de Parnaíba, ainda precisa ser melhorado, pois de acordo com as entrevistas feitas, notamos que atualmente existem escolas que não possuem laboratórios de informática, assim como, também existem algumas que dispõem de computadores, mais que não os utiliza. Concluímos que um dos problemas da não utilização destas tecnologias se dá pela precariedade ou pela falta de formação de recursos humanos capacitados na área de informática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.