Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESCOLA NORMAL SÃO JOSÉ: ELEMENTO CONTRIBUINTE DA HISTORIOGRAFIA SOBRE O ENSINO NORMAL NO BRASIL

Palavra-chaves: Historiografia Da Educação, Formação De Professores, Escola Normal Comunicação Oral 19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 458
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 568
    "inscrito_id" => 1605
    "titulo" => "ESCOLA NORMAL SÃO JOSÉ: ELEMENTO CONTRIBUINTE DA HISTORIOGRAFIA SOBRE O ENSINO NORMAL NO BRASIL"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho derivou-se do projeto da disciplina história da educação do curso de pedagogia da UFPI, na qual tomamos como questões norteadoras da nossa investigação os contornos pedagógicos que permearam as práticas pedagógicas e o caráter confessional da Escola Normal Colégio São José em Caxias – MA. A escolha do objeto de estudo e sua delimitação espaço temporal se deu em razão de uma investigação específica sobre a formação docente, buscando analisar os vários enfoques e a parcela de contribuição social dada a sociedade caxiense, em função do caráter assumido frente ao desafio social em contribuir ativamente com mudanças necessárias a reestruturação do papel da escola como construção historicamente produzida. Tomamos como referencial teórico, escritores, historiadores locais e autoridades intelectuais com notórias produções nas esferas acadêmicas como Villela (1990), e Lima (1997). O que se supõem o caráter criativo e a possibilidade de reelaboração de conhecimentos acadêmicos na produção da cultura escolar. A investigação baseou-se em análise documental arquivística, identificando-se as formas de organização e a gênese da implantação do ensino normal da associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no período de 1948 até 1971, momento que esta perdurou.PALAVRAS-CHAVE: Historiografia da Educação; Formação de professores; Escola Normal"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Historiografia da educação, Formação de professores, Escola normal"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "51f3024d8c14f89e9ab3c9a56428b527_1605.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA SUSANY MOURA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA SUSANY"
    "autor_email" => "masuanmi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 458
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 568
    "inscrito_id" => 1605
    "titulo" => "ESCOLA NORMAL SÃO JOSÉ: ELEMENTO CONTRIBUINTE DA HISTORIOGRAFIA SOBRE O ENSINO NORMAL NO BRASIL"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho derivou-se do projeto da disciplina história da educação do curso de pedagogia da UFPI, na qual tomamos como questões norteadoras da nossa investigação os contornos pedagógicos que permearam as práticas pedagógicas e o caráter confessional da Escola Normal Colégio São José em Caxias – MA. A escolha do objeto de estudo e sua delimitação espaço temporal se deu em razão de uma investigação específica sobre a formação docente, buscando analisar os vários enfoques e a parcela de contribuição social dada a sociedade caxiense, em função do caráter assumido frente ao desafio social em contribuir ativamente com mudanças necessárias a reestruturação do papel da escola como construção historicamente produzida. Tomamos como referencial teórico, escritores, historiadores locais e autoridades intelectuais com notórias produções nas esferas acadêmicas como Villela (1990), e Lima (1997). O que se supõem o caráter criativo e a possibilidade de reelaboração de conhecimentos acadêmicos na produção da cultura escolar. A investigação baseou-se em análise documental arquivística, identificando-se as formas de organização e a gênese da implantação do ensino normal da associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no período de 1948 até 1971, momento que esta perdurou.PALAVRAS-CHAVE: Historiografia da Educação; Formação de professores; Escola Normal"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Historiografia da educação, Formação de professores, Escola normal"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "51f3024d8c14f89e9ab3c9a56428b527_1605.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA SUSANY MOURA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA SUSANY"
    "autor_email" => "masuanmi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOO presente trabalho derivou-se do projeto da disciplina história da educação do curso de pedagogia da UFPI, na qual tomamos como questões norteadoras da nossa investigação os contornos pedagógicos que permearam as práticas pedagógicas e o caráter confessional da Escola Normal Colégio São José em Caxias – MA. A escolha do objeto de estudo e sua delimitação espaço temporal se deu em razão de uma investigação específica sobre a formação docente, buscando analisar os vários enfoques e a parcela de contribuição social dada a sociedade caxiense, em função do caráter assumido frente ao desafio social em contribuir ativamente com mudanças necessárias a reestruturação do papel da escola como construção historicamente produzida. Tomamos como referencial teórico, escritores, historiadores locais e autoridades intelectuais com notórias produções nas esferas acadêmicas como Villela (1990), e Lima (1997). O que se supõem o caráter criativo e a possibilidade de reelaboração de conhecimentos acadêmicos na produção da cultura escolar. A investigação baseou-se em análise documental arquivística, identificando-se as formas de organização e a gênese da implantação do ensino normal da associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no período de 1948 até 1971, momento que esta perdurou.PALAVRAS-CHAVE: Historiografia da Educação; Formação de professores; Escola Normal

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.