ESCOLA NORMAL SÃO JOSÉ: ELEMENTO CONTRIBUINTE DA HISTORIOGRAFIA SOBRE O ENSINO NORMAL NO BRASIL
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 458 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 568 "inscrito_id" => 1605 "titulo" => "ESCOLA NORMAL SÃO JOSÉ: ELEMENTO CONTRIBUINTE DA HISTORIOGRAFIA SOBRE O ENSINO NORMAL NO BRASIL" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho derivou-se do projeto da disciplina história da educação do curso de pedagogia da UFPI, na qual tomamos como questões norteadoras da nossa investigação os contornos pedagógicos que permearam as práticas pedagógicas e o caráter confessional da Escola Normal Colégio São José em Caxias – MA. A escolha do objeto de estudo e sua delimitação espaço temporal se deu em razão de uma investigação específica sobre a formação docente, buscando analisar os vários enfoques e a parcela de contribuição social dada a sociedade caxiense, em função do caráter assumido frente ao desafio social em contribuir ativamente com mudanças necessárias a reestruturação do papel da escola como construção historicamente produzida. Tomamos como referencial teórico, escritores, historiadores locais e autoridades intelectuais com notórias produções nas esferas acadêmicas como Villela (1990), e Lima (1997). O que se supõem o caráter criativo e a possibilidade de reelaboração de conhecimentos acadêmicos na produção da cultura escolar. A investigação baseou-se em análise documental arquivística, identificando-se as formas de organização e a gênese da implantação do ensino normal da associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no período de 1948 até 1971, momento que esta perdurou.PALAVRAS-CHAVE: Historiografia da Educação; Formação de professores; Escola Normal" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Historiografia da educação, Formação de professores, Escola normal" "idioma" => "Português" "arquivo" => "51f3024d8c14f89e9ab3c9a56428b527_1605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA SUSANY MOURA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTA SUSANY" "autor_email" => "masuanmi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 458 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 568 "inscrito_id" => 1605 "titulo" => "ESCOLA NORMAL SÃO JOSÉ: ELEMENTO CONTRIBUINTE DA HISTORIOGRAFIA SOBRE O ENSINO NORMAL NO BRASIL" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho derivou-se do projeto da disciplina história da educação do curso de pedagogia da UFPI, na qual tomamos como questões norteadoras da nossa investigação os contornos pedagógicos que permearam as práticas pedagógicas e o caráter confessional da Escola Normal Colégio São José em Caxias – MA. A escolha do objeto de estudo e sua delimitação espaço temporal se deu em razão de uma investigação específica sobre a formação docente, buscando analisar os vários enfoques e a parcela de contribuição social dada a sociedade caxiense, em função do caráter assumido frente ao desafio social em contribuir ativamente com mudanças necessárias a reestruturação do papel da escola como construção historicamente produzida. Tomamos como referencial teórico, escritores, historiadores locais e autoridades intelectuais com notórias produções nas esferas acadêmicas como Villela (1990), e Lima (1997). O que se supõem o caráter criativo e a possibilidade de reelaboração de conhecimentos acadêmicos na produção da cultura escolar. A investigação baseou-se em análise documental arquivística, identificando-se as formas de organização e a gênese da implantação do ensino normal da associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no período de 1948 até 1971, momento que esta perdurou.PALAVRAS-CHAVE: Historiografia da Educação; Formação de professores; Escola Normal" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Historiografia da educação, Formação de professores, Escola normal" "idioma" => "Português" "arquivo" => "51f3024d8c14f89e9ab3c9a56428b527_1605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA SUSANY MOURA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTA SUSANY" "autor_email" => "masuanmi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }