RESUMOO presente trabalho derivou-se do projeto da disciplina história da educação do curso de pedagogia da UFPI, na qual tomamos como questões norteadoras da nossa investigação os contornos pedagógicos que permearam as práticas pedagógicas e o caráter confessional da Escola Normal Colégio São José em Caxias – MA. A escolha do objeto de estudo e sua delimitação espaço temporal se deu em razão de uma investigação específica sobre a formação docente, buscando analisar os vários enfoques e a parcela de contribuição social dada a sociedade caxiense, em função do caráter assumido frente ao desafio social em contribuir ativamente com mudanças necessárias a reestruturação do papel da escola como construção historicamente produzida. Tomamos como referencial teórico, escritores, historiadores locais e autoridades intelectuais com notórias produções nas esferas acadêmicas como Villela (1990), e Lima (1997). O que se supõem o caráter criativo e a possibilidade de reelaboração de conhecimentos acadêmicos na produção da cultura escolar. A investigação baseou-se em análise documental arquivística, identificando-se as formas de organização e a gênese da implantação do ensino normal da associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no período de 1948 até 1971, momento que esta perdurou.PALAVRAS-CHAVE: Historiografia da Educação; Formação de professores; Escola Normal