RESUMOO texto apresenta recortes de uma pesquisa de Iniciação Científica que trata sobre relações de gênero entre estudantes do ensino médio de 05 escolas públicas e 02 privadas de Teresina-PI, procurando compreender como se concretiza a inter-relação entre as categorias educação, gênero e juventudes, no âmbito das relações sociais entre jovens, tendo como objetivo geral analisar como se estabelecem as relações de gênero entre esses sujeitos. Fundamentados em autores como: Bomfim e Matos (2006), Gatti (2005), Louro (1999), Nobre e Faria (2003) dentre outros/as. A pesquisa configura-se como um estudo de natureza qualitativa com uso do grupo focal como técnica. Realizada em duas etapas, na primeira, foram feitos estudos bibliográficos e na segunda, contatos formais com a gestão das escolas resultando em três (03) encontros com os/as jovens por meio da técnica de grupo focal, o que culminou com a análise e interpretação dos dados pesquisados. A análise dos dados nos permite afirmar que há um conflito de pensamentos entre os/as jovens quando estes se referem ao conceito de ser homem e de ser mulher bem como em saber se há ou não diferenciação de papeis desempenhados pelos mesmos. Sobre o trabalho da escola em relação à formação da identidade de gênero dos/as jovens identificou-se que as escolas apresentam dificuldades em trabalhar a temática terminando por reduzi-la muitas vezes à regras de sexualidade.