Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SELEÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FORMADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICIPIO DE SOBRAL/ CE

Palavra-chaves: Seleção De Professores E Formadores., Formação Docente, Eja. Comunicação Oral 15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 295
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 847
    "inscrito_id" => 1113
    "titulo" => "SELEÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FORMADORES NA  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICIPIO DE SOBRAL/  CE"
    "resumo" => "O artigo originou-se de um estudo realizado como pré-requisito de avaliação das disciplinas:EJA – Educação de Jovens e Adultos e Estudos Orientados III do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Teve como finalidade analisar como se dá a seleção e formação de professores e de formadores da EJA no município de Sobral, Ceará. Utilizamos como processo investigativo a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualiquantitativa mediante uso da técnica de entrevista semi – estruturada, onde foi instituído um mapeamento quantificando o número de turmas de EJA e de projetos que se obtêm na sede e nos distritos e também o número de turmas em cada escola na sede do município de Sobral, Ceará. Através da pesquisa bibliográfica utilizamos os seguintes autores: ARROYO (2006), BUENO (2006), RUMMERT (2006), MOURA (1999) dentreoutros. Tivemos nesses suportes teóricos uma base conceitual para uma melhor compreensão sobre a seleção e formação dos educadores e formadores da EJA, dando ênfase o desafio de configuração do perfil do educador, onde se encontra em constante construção e a ação pedagógica reflexiva em sala juntamente com os educandos da EJA.Neste processo investigativo obtivemos um resultado bastante produtivo que vieram a contribuir de forma significativa à nossa compreensão quanto a capacitação dos professores da EJA para melhor atuar em seu público alvo facilitando desta forma o processo de ensino-aprendizagem e o procedimento da inclusão desses jovens e adultos como agentes críticos e participativos a ser reconhecidos e contidos na sociedade em que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "Seleção de professores e formadores., Formação docente, Eja."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "3d05e5acadab308868aa96c3de923d6e_1113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA FAUSTINO DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA"
    "autor_email" => "joelma.fassales@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ -UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 295
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 847
    "inscrito_id" => 1113
    "titulo" => "SELEÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FORMADORES NA  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICIPIO DE SOBRAL/  CE"
    "resumo" => "O artigo originou-se de um estudo realizado como pré-requisito de avaliação das disciplinas:EJA – Educação de Jovens e Adultos e Estudos Orientados III do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Teve como finalidade analisar como se dá a seleção e formação de professores e de formadores da EJA no município de Sobral, Ceará. Utilizamos como processo investigativo a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualiquantitativa mediante uso da técnica de entrevista semi – estruturada, onde foi instituído um mapeamento quantificando o número de turmas de EJA e de projetos que se obtêm na sede e nos distritos e também o número de turmas em cada escola na sede do município de Sobral, Ceará. Através da pesquisa bibliográfica utilizamos os seguintes autores: ARROYO (2006), BUENO (2006), RUMMERT (2006), MOURA (1999) dentreoutros. Tivemos nesses suportes teóricos uma base conceitual para uma melhor compreensão sobre a seleção e formação dos educadores e formadores da EJA, dando ênfase o desafio de configuração do perfil do educador, onde se encontra em constante construção e a ação pedagógica reflexiva em sala juntamente com os educandos da EJA.Neste processo investigativo obtivemos um resultado bastante produtivo que vieram a contribuir de forma significativa à nossa compreensão quanto a capacitação dos professores da EJA para melhor atuar em seu público alvo facilitando desta forma o processo de ensino-aprendizagem e o procedimento da inclusão desses jovens e adultos como agentes críticos e participativos a ser reconhecidos e contidos na sociedade em que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "Seleção de professores e formadores., Formação docente, Eja."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "3d05e5acadab308868aa96c3de923d6e_1113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA FAUSTINO DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA"
    "autor_email" => "joelma.fassales@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ -UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O artigo originou-se de um estudo realizado como pré-requisito de avaliação das disciplinas:EJA – Educação de Jovens e Adultos e Estudos Orientados III do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Teve como finalidade analisar como se dá a seleção e formação de professores e de formadores da EJA no município de Sobral, Ceará. Utilizamos como processo investigativo a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualiquantitativa mediante uso da técnica de entrevista semi – estruturada, onde foi instituído um mapeamento quantificando o número de turmas de EJA e de projetos que se obtêm na sede e nos distritos e também o número de turmas em cada escola na sede do município de Sobral, Ceará. Através da pesquisa bibliográfica utilizamos os seguintes autores: ARROYO (2006), BUENO (2006), RUMMERT (2006), MOURA (1999) dentreoutros. Tivemos nesses suportes teóricos uma base conceitual para uma melhor compreensão sobre a seleção e formação dos educadores e formadores da EJA, dando ênfase o desafio de configuração do perfil do educador, onde se encontra em constante construção e a ação pedagógica reflexiva em sala juntamente com os educandos da EJA.Neste processo investigativo obtivemos um resultado bastante produtivo que vieram a contribuir de forma significativa à nossa compreensão quanto a capacitação dos professores da EJA para melhor atuar em seu público alvo facilitando desta forma o processo de ensino-aprendizagem e o procedimento da inclusão desses jovens e adultos como agentes críticos e participativos a ser reconhecidos e contidos na sociedade em que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.