O artigo originou-se de um estudo realizado como pré-requisito de avaliação das disciplinas:EJA – Educação de Jovens e Adultos e Estudos Orientados III do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Teve como finalidade analisar como se dá a seleção e formação de professores e de formadores da EJA no município de Sobral, Ceará. Utilizamos como processo investigativo a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualiquantitativa mediante uso da técnica de entrevista semi – estruturada, onde foi instituído um mapeamento quantificando o número de turmas de EJA e de projetos que se obtêm na sede e nos distritos e também o número de turmas em cada escola na sede do município de Sobral, Ceará. Através da pesquisa bibliográfica utilizamos os seguintes autores: ARROYO (2006), BUENO (2006), RUMMERT (2006), MOURA (1999) dentreoutros. Tivemos nesses suportes teóricos uma base conceitual para uma melhor compreensão sobre a seleção e formação dos educadores e formadores da EJA, dando ênfase o desafio de configuração do perfil do educador, onde se encontra em constante construção e a ação pedagógica reflexiva em sala juntamente com os educandos da EJA.Neste processo investigativo obtivemos um resultado bastante produtivo que vieram a contribuir de forma significativa à nossa compreensão quanto a capacitação dos professores da EJA para melhor atuar em seu público alvo facilitando desta forma o processo de ensino-aprendizagem e o procedimento da inclusão desses jovens e adultos como agentes críticos e participativos a ser reconhecidos e contidos na sociedade em que estão inseridos.