A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UM OLHAR AO DETRAN/RN E Á 5ª CIRETRAN / RN
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 309 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1426 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UM OLHAR AO DETRAN/RN E Á 5ª CIRETRAN / RN" "resumo" => "Tendo em vista as diversas áreas de atuação do profissional docente, este artigo discute a atuação do pedagogo no espaço não escolar, relacionado à educação para o transito, que se dá no DETRAN/RN, através da Subcoordenadoria de Educação, localizada na cidade de Natal/RN, e na 5ª CIRETRAN da cidade de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, inicialmente, abordaremos a historia da formação do pedagogo no Brasil, a definição de espaços formais e não formais, haja vista o curso de pedagogia preparar o pedagogo tanto para o espaço escolar quanto para o não escolar, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996. A coleta dos dados se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, onde houve a aplicação de um questionário semi-estruturado, direcionado a Subcoordenadoria de Educação do DETRAN/RN e a 5ª CIRETRAN, que subsidiou o entendimento a respeito da função, atuação do pedagogo e dos saberes necessários a gestão dos processos pedagógicos nestes ambientes. O enfoque teórico-prático encontra-se em TRILLA at all (2008), GOHN (2006), PEREIRA (2009), ARANTES (2008), PRAGANA (2011) e ORZECHOWSKI (2009. Observou-se que na 5ª CIRETRAN os saberes para a atuação do pedagogo se apresentam de forma difusa mediante as respostas obtidas através da coordenação deste órgão, mesmo havendo um documento que o regulamente. Neste sentido, os desafios dos pedagogos que irão atuar nos espaços não escolares são inúmeros, e, neste trabalho, podemos destacar a ausência de clareza da função e dos saberes requeridos deste profissional nestes ambientes, que requerem a sua presença, ao menos no plano formal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Espaço não escolar, Pedagogo, 5º ciretran/ rn" "idioma" => "Português" "arquivo" => "299fb2142d7de959380f91c01c3a293c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCIANO DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "LUCIANO CRUZ" "autor_email" => "crxuz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMEAM/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 309 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1426 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UM OLHAR AO DETRAN/RN E Á 5ª CIRETRAN / RN" "resumo" => "Tendo em vista as diversas áreas de atuação do profissional docente, este artigo discute a atuação do pedagogo no espaço não escolar, relacionado à educação para o transito, que se dá no DETRAN/RN, através da Subcoordenadoria de Educação, localizada na cidade de Natal/RN, e na 5ª CIRETRAN da cidade de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, inicialmente, abordaremos a historia da formação do pedagogo no Brasil, a definição de espaços formais e não formais, haja vista o curso de pedagogia preparar o pedagogo tanto para o espaço escolar quanto para o não escolar, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996. A coleta dos dados se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, onde houve a aplicação de um questionário semi-estruturado, direcionado a Subcoordenadoria de Educação do DETRAN/RN e a 5ª CIRETRAN, que subsidiou o entendimento a respeito da função, atuação do pedagogo e dos saberes necessários a gestão dos processos pedagógicos nestes ambientes. O enfoque teórico-prático encontra-se em TRILLA at all (2008), GOHN (2006), PEREIRA (2009), ARANTES (2008), PRAGANA (2011) e ORZECHOWSKI (2009. Observou-se que na 5ª CIRETRAN os saberes para a atuação do pedagogo se apresentam de forma difusa mediante as respostas obtidas através da coordenação deste órgão, mesmo havendo um documento que o regulamente. Neste sentido, os desafios dos pedagogos que irão atuar nos espaços não escolares são inúmeros, e, neste trabalho, podemos destacar a ausência de clareza da função e dos saberes requeridos deste profissional nestes ambientes, que requerem a sua presença, ao menos no plano formal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "Espaço não escolar, Pedagogo, 5º ciretran/ rn" "idioma" => "Português" "arquivo" => "299fb2142d7de959380f91c01c3a293c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCIANO DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "LUCIANO CRUZ" "autor_email" => "crxuz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMEAM/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }