Tendo em vista as diversas áreas de atuação do profissional docente, este artigo discute a atuação do pedagogo no espaço não escolar, relacionado à educação para o transito, que se dá no DETRAN/RN, através da Subcoordenadoria de Educação, localizada na cidade de Natal/RN, e na 5ª CIRETRAN da cidade de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, inicialmente, abordaremos a historia da formação do pedagogo no Brasil, a definição de espaços formais e não formais, haja vista o curso de pedagogia preparar o pedagogo tanto para o espaço escolar quanto para o não escolar, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996. A coleta dos dados se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, onde houve a aplicação de um questionário semi-estruturado, direcionado a Subcoordenadoria de Educação do DETRAN/RN e a 5ª CIRETRAN, que subsidiou o entendimento a respeito da função, atuação do pedagogo e dos saberes necessários a gestão dos processos pedagógicos nestes ambientes. O enfoque teórico-prático encontra-se em TRILLA at all (2008), GOHN (2006), PEREIRA (2009), ARANTES (2008), PRAGANA (2011) e ORZECHOWSKI (2009. Observou-se que na 5ª CIRETRAN os saberes para a atuação do pedagogo se apresentam de forma difusa mediante as respostas obtidas através da coordenação deste órgão, mesmo havendo um documento que o regulamente. Neste sentido, os desafios dos pedagogos que irão atuar nos espaços não escolares são inúmeros, e, neste trabalho, podemos destacar a ausência de clareza da função e dos saberes requeridos deste profissional nestes ambientes, que requerem a sua presença, ao menos no plano formal.