Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UM OLHAR AO DETRAN/RN E Á 5ª CIRETRAN / RN

Palavra-chaves: Espaço Não Escolar, Pedagogo, 5º Ciretran/ Rn Comunicação Oral 20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 309
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 1426
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UM OLHAR AO DETRAN/RN E Á 5ª CIRETRAN / RN"
    "resumo" => "Tendo em vista as diversas áreas de atuação do profissional docente, este artigo discute a atuação do pedagogo no espaço não escolar, relacionado à educação para o transito, que se dá no DETRAN/RN, através da Subcoordenadoria de Educação, localizada na cidade de Natal/RN, e na 5ª CIRETRAN da cidade de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, inicialmente, abordaremos a historia da formação do pedagogo no Brasil, a definição de espaços formais e não formais, haja vista o curso de pedagogia preparar o pedagogo tanto para o espaço escolar quanto para o não escolar, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996. A coleta dos dados se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, onde houve a aplicação de um questionário semi-estruturado, direcionado a Subcoordenadoria de Educação do DETRAN/RN e a 5ª CIRETRAN, que subsidiou o entendimento a respeito da função, atuação do pedagogo e dos saberes necessários a gestão dos processos pedagógicos nestes ambientes. O enfoque teórico-prático encontra-se em TRILLA at all (2008), GOHN (2006), PEREIRA (2009), ARANTES (2008), PRAGANA (2011) e ORZECHOWSKI (2009. Observou-se que na 5ª CIRETRAN os saberes para a atuação do pedagogo se apresentam de forma difusa mediante as respostas obtidas através da coordenação deste órgão, mesmo havendo um documento que o regulamente. Neste sentido, os desafios dos pedagogos que irão atuar nos espaços não escolares são inúmeros, e, neste trabalho, podemos destacar a ausência de clareza da função e dos saberes requeridos deste profissional nestes ambientes, que requerem a sua presença, ao menos no plano formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Espaço não escolar, Pedagogo, 5º ciretran/ rn"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "299fb2142d7de959380f91c01c3a293c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCIANO DA SILVA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO CRUZ"
    "autor_email" => "crxuz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMEAM/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 309
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 1426
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: UM OLHAR AO DETRAN/RN E Á 5ª CIRETRAN / RN"
    "resumo" => "Tendo em vista as diversas áreas de atuação do profissional docente, este artigo discute a atuação do pedagogo no espaço não escolar, relacionado à educação para o transito, que se dá no DETRAN/RN, através da Subcoordenadoria de Educação, localizada na cidade de Natal/RN, e na 5ª CIRETRAN da cidade de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, inicialmente, abordaremos a historia da formação do pedagogo no Brasil, a definição de espaços formais e não formais, haja vista o curso de pedagogia preparar o pedagogo tanto para o espaço escolar quanto para o não escolar, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996. A coleta dos dados se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, onde houve a aplicação de um questionário semi-estruturado, direcionado a Subcoordenadoria de Educação do DETRAN/RN e a 5ª CIRETRAN, que subsidiou o entendimento a respeito da função, atuação do pedagogo e dos saberes necessários a gestão dos processos pedagógicos nestes ambientes. O enfoque teórico-prático encontra-se em TRILLA at all (2008), GOHN (2006), PEREIRA (2009), ARANTES (2008), PRAGANA (2011) e ORZECHOWSKI (2009. Observou-se que na 5ª CIRETRAN os saberes para a atuação do pedagogo se apresentam de forma difusa mediante as respostas obtidas através da coordenação deste órgão, mesmo havendo um documento que o regulamente. Neste sentido, os desafios dos pedagogos que irão atuar nos espaços não escolares são inúmeros, e, neste trabalho, podemos destacar a ausência de clareza da função e dos saberes requeridos deste profissional nestes ambientes, que requerem a sua presença, ao menos no plano formal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Espaço não escolar, Pedagogo, 5º ciretran/ rn"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "299fb2142d7de959380f91c01c3a293c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCIANO DA SILVA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO CRUZ"
    "autor_email" => "crxuz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMEAM/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Tendo em vista as diversas áreas de atuação do profissional docente, este artigo discute a atuação do pedagogo no espaço não escolar, relacionado à educação para o transito, que se dá no DETRAN/RN, através da Subcoordenadoria de Educação, localizada na cidade de Natal/RN, e na 5ª CIRETRAN da cidade de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, inicialmente, abordaremos a historia da formação do pedagogo no Brasil, a definição de espaços formais e não formais, haja vista o curso de pedagogia preparar o pedagogo tanto para o espaço escolar quanto para o não escolar, conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996. A coleta dos dados se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, onde houve a aplicação de um questionário semi-estruturado, direcionado a Subcoordenadoria de Educação do DETRAN/RN e a 5ª CIRETRAN, que subsidiou o entendimento a respeito da função, atuação do pedagogo e dos saberes necessários a gestão dos processos pedagógicos nestes ambientes. O enfoque teórico-prático encontra-se em TRILLA at all (2008), GOHN (2006), PEREIRA (2009), ARANTES (2008), PRAGANA (2011) e ORZECHOWSKI (2009. Observou-se que na 5ª CIRETRAN os saberes para a atuação do pedagogo se apresentam de forma difusa mediante as respostas obtidas através da coordenação deste órgão, mesmo havendo um documento que o regulamente. Neste sentido, os desafios dos pedagogos que irão atuar nos espaços não escolares são inúmeros, e, neste trabalho, podemos destacar a ausência de clareza da função e dos saberes requeridos deste profissional nestes ambientes, que requerem a sua presença, ao menos no plano formal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.