Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

TRABALHANDO FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS COM AUXÍLIO DE UM BINGO

Palavra-chaves: BINGO, FUNÇÕES, MATEMÁTICA Pôster (PO) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1358
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "TRABALHANDO FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS COM AUXÍLIO DE UM BINGO"
    "resumo" => "Este trabalho é oriundo de uma intervenção feita por alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da matemática da Universidade Federal de Alagoas, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa - EPIAL, Arapiraca – AL, tendo como orientador da matemática o professor Dr. José da Silva Barros e como supervisor da escola o professor Juviniano Amorim. O objetivo em desenvolver esse trabalho foi fixar melhor o conteúdo de funções afins e quadráticas e contribuir na sala de aula facilitando o aprendizado, tornando o aluno autoconfiante, criativo e participativo. Na necessidade do PIBID em desenvolvermos algo lúdico sobre funções, procuramos organizar uma atividade que empolgasse os alunos proporcionando uma maior interação com o professor. Sabemos que o conceito de funções é um dos mais importantes em matemática, desde relatos sobre sua origem até os dias atuais. Um fator a ser destacado é sua interdisciplinaridade, onde permite que possa ser trabalhada em sala de aula de várias maneiras. Por ser um conceito dito complexo, optamos por trabalhar na prática com o auxilio de um bingo educativo. É notória que a grande dificuldade enfrentada pelos alunos no que se refere a funções é interpretar e resolver um problema, este trabalho teve como proposta trabalhar funções afins e quadráticas, uma vez que, já foram trabalhadas em sala de aula pelo professor, a fim de consolidar o conteúdo através da prática que o bingo exige, por ser uma atividade lúdica, onde desperta a curiosidade e estimula os alunos a buscar métodos para encontrar o resultado.Para a aplicação do bingo em sala, apresentamos conceitos relacionados às funções já citadas, como domínio (bolas do globo), imagem (resultado a ser marcado na cartela), construção de gráficos entre outros, que pudessem ser aplicados ao bingo. As cartelas foram confeccionadas com folha de papel de ofício, sendo que cada cartela apresentava uma função na qual os números da cartela se baseavam. Ou seja, o número (bola) era chamado no globo, o aluno substituía o valor na função e encontrava o resultado, caso o resultado estivesse presente na cartela o aluno marcava, com o final o aluno que marcasse todos os números na cartela, vencia o bingo. Percebemos que com o bingo houve de fato uma fixação dos conteúdos, participação e os alunos obtiveram conhecimento, que foi melhor do que qualquer prêmio. O bingo das funções foi utilizado como uma proposta didática, para mostrar aos alunos que a matemática pode ser trabalhada em sala de aula de forma lúdica, proveitosa e inovadora. O que pretendíamos com o jogo era: melhorar o raciocínio matemático dos alunos e fixar o conteúdo e foi exatamente isso que conseguimos. Mostramos aos alunos que podemos aplicar o lúdico na sala de aula e aprender com isso.Palavras - chaves: Bingo, Funções, Matemática"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "BINGO, FUNÇÕES, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_686.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERUSKA FERNANDA FERREIRA  DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VERUSKA ALMEIDA"
    "autor_email" => "veruskaldm@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1358
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 686
    "titulo" => "TRABALHANDO FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS COM AUXÍLIO DE UM BINGO"
    "resumo" => "Este trabalho é oriundo de uma intervenção feita por alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da matemática da Universidade Federal de Alagoas, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa - EPIAL, Arapiraca – AL, tendo como orientador da matemática o professor Dr. José da Silva Barros e como supervisor da escola o professor Juviniano Amorim. O objetivo em desenvolver esse trabalho foi fixar melhor o conteúdo de funções afins e quadráticas e contribuir na sala de aula facilitando o aprendizado, tornando o aluno autoconfiante, criativo e participativo. Na necessidade do PIBID em desenvolvermos algo lúdico sobre funções, procuramos organizar uma atividade que empolgasse os alunos proporcionando uma maior interação com o professor. Sabemos que o conceito de funções é um dos mais importantes em matemática, desde relatos sobre sua origem até os dias atuais. Um fator a ser destacado é sua interdisciplinaridade, onde permite que possa ser trabalhada em sala de aula de várias maneiras. Por ser um conceito dito complexo, optamos por trabalhar na prática com o auxilio de um bingo educativo. É notória que a grande dificuldade enfrentada pelos alunos no que se refere a funções é interpretar e resolver um problema, este trabalho teve como proposta trabalhar funções afins e quadráticas, uma vez que, já foram trabalhadas em sala de aula pelo professor, a fim de consolidar o conteúdo através da prática que o bingo exige, por ser uma atividade lúdica, onde desperta a curiosidade e estimula os alunos a buscar métodos para encontrar o resultado.Para a aplicação do bingo em sala, apresentamos conceitos relacionados às funções já citadas, como domínio (bolas do globo), imagem (resultado a ser marcado na cartela), construção de gráficos entre outros, que pudessem ser aplicados ao bingo. As cartelas foram confeccionadas com folha de papel de ofício, sendo que cada cartela apresentava uma função na qual os números da cartela se baseavam. Ou seja, o número (bola) era chamado no globo, o aluno substituía o valor na função e encontrava o resultado, caso o resultado estivesse presente na cartela o aluno marcava, com o final o aluno que marcasse todos os números na cartela, vencia o bingo. Percebemos que com o bingo houve de fato uma fixação dos conteúdos, participação e os alunos obtiveram conhecimento, que foi melhor do que qualquer prêmio. O bingo das funções foi utilizado como uma proposta didática, para mostrar aos alunos que a matemática pode ser trabalhada em sala de aula de forma lúdica, proveitosa e inovadora. O que pretendíamos com o jogo era: melhorar o raciocínio matemático dos alunos e fixar o conteúdo e foi exatamente isso que conseguimos. Mostramos aos alunos que podemos aplicar o lúdico na sala de aula e aprender com isso.Palavras - chaves: Bingo, Funções, Matemática"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "BINGO, FUNÇÕES, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_686.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERUSKA FERNANDA FERREIRA  DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VERUSKA ALMEIDA"
    "autor_email" => "veruskaldm@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho é oriundo de uma intervenção feita por alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da matemática da Universidade Federal de Alagoas, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa - EPIAL, Arapiraca – AL, tendo como orientador da matemática o professor Dr. José da Silva Barros e como supervisor da escola o professor Juviniano Amorim. O objetivo em desenvolver esse trabalho foi fixar melhor o conteúdo de funções afins e quadráticas e contribuir na sala de aula facilitando o aprendizado, tornando o aluno autoconfiante, criativo e participativo. Na necessidade do PIBID em desenvolvermos algo lúdico sobre funções, procuramos organizar uma atividade que empolgasse os alunos proporcionando uma maior interação com o professor. Sabemos que o conceito de funções é um dos mais importantes em matemática, desde relatos sobre sua origem até os dias atuais. Um fator a ser destacado é sua interdisciplinaridade, onde permite que possa ser trabalhada em sala de aula de várias maneiras. Por ser um conceito dito complexo, optamos por trabalhar na prática com o auxilio de um bingo educativo. É notória que a grande dificuldade enfrentada pelos alunos no que se refere a funções é interpretar e resolver um problema, este trabalho teve como proposta trabalhar funções afins e quadráticas, uma vez que, já foram trabalhadas em sala de aula pelo professor, a fim de consolidar o conteúdo através da prática que o bingo exige, por ser uma atividade lúdica, onde desperta a curiosidade e estimula os alunos a buscar métodos para encontrar o resultado.Para a aplicação do bingo em sala, apresentamos conceitos relacionados às funções já citadas, como domínio (bolas do globo), imagem (resultado a ser marcado na cartela), construção de gráficos entre outros, que pudessem ser aplicados ao bingo. As cartelas foram confeccionadas com folha de papel de ofício, sendo que cada cartela apresentava uma função na qual os números da cartela se baseavam. Ou seja, o número (bola) era chamado no globo, o aluno substituía o valor na função e encontrava o resultado, caso o resultado estivesse presente na cartela o aluno marcava, com o final o aluno que marcasse todos os números na cartela, vencia o bingo. Percebemos que com o bingo houve de fato uma fixação dos conteúdos, participação e os alunos obtiveram conhecimento, que foi melhor do que qualquer prêmio. O bingo das funções foi utilizado como uma proposta didática, para mostrar aos alunos que a matemática pode ser trabalhada em sala de aula de forma lúdica, proveitosa e inovadora. O que pretendíamos com o jogo era: melhorar o raciocínio matemático dos alunos e fixar o conteúdo e foi exatamente isso que conseguimos. Mostramos aos alunos que podemos aplicar o lúdico na sala de aula e aprender com isso.Palavras - chaves: Bingo, Funções, Matemática

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.