Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 260
GEOMETRIA COM CANUDOS: CONSTRUINDO POLIEDROS

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, GEOMETRIA, CANUDOS Pôster (PO) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

GEOMETRIA COM CANUDOS: Construindo PoliedrosRESUMOA geometria é usualmente ensinada através do quadro negro. Quando estamos lidando com figuras planas tal metodologia não apresenta nenhum problema mas a partir do momento que passamos para figuras tridimensionais começam a surgir alguns empecilhos. Sendo assim nosso intuito é buscar uma metodologia que auxilie o aluno na compreensão dos elementos que constituem uma figura tridimensional pois o interesse do aluno em determinado conteúdo é evidenciado pela aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula a situações concretas. Dessa maneira foi realizada uma oficina com o objetivo de construir estruturas geométricas com materiais de baixo custo, como canudos e barbantes, com o intuito de apresentar aos alunos alguns elementos básicos da geometria espacial proporcionando uma melhor visualização das estruturas de figuras complexas, como os poliedros. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID de Matemática da Universidade (omitido para submissão) em parceria com uma das escolas conveniadas no município (omitido para submissão) numa sala de aula com um grupo de alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio (omitido para submissão), e a oficina foi dividida em três momentos. (no contra turno das aulas). Inicialmente ocorreu uma aula expositiva tradicional sobre o conteúdo de Geometria, suas definições alguns trabalhos relacionados ao mesmo. Logo após, foi realizada uma atividade prática, a construção dos poliedros com canudos de refrigerantes e barbantes, concomitantemente com a apresentação de slides em power point com o intuito de mostrar aos alunos quais modelos poliédricos deveriam construir. Cada aluno tinha seu próprio material, justamente para que cada um participasse efetivamente da aula, e identificassem os elementos das figuras, como os lados, arestas e vértices dos sólidos. Por fim, no terceiro momento, foi promovida uma discussão para que os estudantes pudessem fazer considerações sobre o contributo da oficina ao conteúdo escolar. A maior parte deles fez comentários positivos a cerca da oficina e até mesmo os mais tímidos não contiveram o entusiasmo com o que foi apresentado, mostrando assim, o quanto intervenções simples sugeridas pelo professor podem facilitar a assimilação dos conteúdos.Palavras - chaves: Matemática, Geometria, Canudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.