Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VIVÊNCIA COM PESSOAS SURDAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, METODOLOIGA DE ENSINO Relato de Experiência (RE) 13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1293
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 245
    "titulo" => "MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VIVÊNCIA COM PESSOAS SURDAS"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência desenvolvida numa escola para pessoas surdas, em Fortaleza. Junto com a equipe pedagógica da escola, elaboramos um projeto interdisciplinar que teve como tema Preservação Ambiental e Sustentabilidade. No desenvolvimento do projeto, foram trabalhados diversos conteúdos matemáticos, com maior ou menor ênfase em cada atividade, com o intuito de construir conceitos e promover uma melhor compreensão dessa disciplina. Selecionamos metodologias criativas e diferenciadas para desenvolver cada conteúdo, buscando incentivar a participação ativa dos alunos, colocando-os como protagonistas do projeto. Observamos que proporcionar essas estratégias contribuiu para desenvolver maior autonomia nos alunos, promoveu sua (re)integração no contexto escolar, bem como ampliou sua possibilidade de participação na comunidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, METODOLOIGA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA DO NASCIMENTO BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "CRIS NASCIMENTO"
    "autor_email" => "kcrisnb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1293
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 245
    "titulo" => "MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VIVÊNCIA COM PESSOAS SURDAS"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência desenvolvida numa escola para pessoas surdas, em Fortaleza. Junto com a equipe pedagógica da escola, elaboramos um projeto interdisciplinar que teve como tema Preservação Ambiental e Sustentabilidade. No desenvolvimento do projeto, foram trabalhados diversos conteúdos matemáticos, com maior ou menor ênfase em cada atividade, com o intuito de construir conceitos e promover uma melhor compreensão dessa disciplina. Selecionamos metodologias criativas e diferenciadas para desenvolver cada conteúdo, buscando incentivar a participação ativa dos alunos, colocando-os como protagonistas do projeto. Observamos que proporcionar essas estratégias contribuiu para desenvolver maior autonomia nos alunos, promoveu sua (re)integração no contexto escolar, bem como ampliou sua possibilidade de participação na comunidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE SURDOS, METODOLOIGA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA DO NASCIMENTO BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "CRIS NASCIMENTO"
    "autor_email" => "kcrisnb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho relata uma experiência desenvolvida numa escola para pessoas surdas, em Fortaleza. Junto com a equipe pedagógica da escola, elaboramos um projeto interdisciplinar que teve como tema Preservação Ambiental e Sustentabilidade. No desenvolvimento do projeto, foram trabalhados diversos conteúdos matemáticos, com maior ou menor ênfase em cada atividade, com o intuito de construir conceitos e promover uma melhor compreensão dessa disciplina. Selecionamos metodologias criativas e diferenciadas para desenvolver cada conteúdo, buscando incentivar a participação ativa dos alunos, colocando-os como protagonistas do projeto. Observamos que proporcionar essas estratégias contribuiu para desenvolver maior autonomia nos alunos, promoveu sua (re)integração no contexto escolar, bem como ampliou sua possibilidade de participação na comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.