Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

MATEMÁTICA PITAGÓRICA: APRENDENDO DE UM JEITO DIFERENTE

Palavra-chaves: MATEMÁTICA PITAGÓRICA, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS Pôster (PO) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1162
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 770
    "titulo" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA: APRENDENDO DE UM JEITO DIFERENTE"
    "resumo" => "Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (PCN/Matemática, p. 47-48), sendo estes alguns dos objetivos possíveis de serem alcançados com a proposta pedagógica disposta neste trabalho, sobre o Teorema de Pitágoras, que se utilizará de diversos materiais didáticos e metodologias para alcançar a aprendizagem dos alunos, por meio da sequência: mostrando ao alunado uma utilidade prática e atualizada do Teorema de Pitágoras (polegadas dos televisores); Qual a necessidade que levou Pitágoras a desenvolver este Teorema (um breve relato histórico); algumas demonstrações deste Teorema e de outros também desenvolvidos pelos Pitagóricos (possibilitando aos estudantes entender todo o processo e não ser apenas espectadores e posteriormente utilitários); Sugestão de atividades (para a prática dos novos conceitos apresentados) e Apresentação dos sólidos regulares (também muito utilizados pelos Pitagóricos, fazendo a sua relação com cálculos de áreas e volumes, além de trazer sugestões de como utilizá-los na prática de sala de aula). Salientando que segundo House (p. 234, 1997) ao engajar os alunos em processos como o apresentado, os mesmos poderão identificar e selecionar informações, buscar padrões, relações e generalizações, formular planos e procedimentos, integrar e empregar conceitos e habilidades aprendidos previamente, e estender seu conhecimento a novas situações. Além de possibilitar ao aluno o acesso ao efetivo processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_770.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA MARINHO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MARINHO"
    "autor_email" => "andreamarinhodemelo@yahoo"
    "autor_ies" => "FABEJA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1162
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 770
    "titulo" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA: APRENDENDO DE UM JEITO DIFERENTE"
    "resumo" => "Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (PCN/Matemática, p. 47-48), sendo estes alguns dos objetivos possíveis de serem alcançados com a proposta pedagógica disposta neste trabalho, sobre o Teorema de Pitágoras, que se utilizará de diversos materiais didáticos e metodologias para alcançar a aprendizagem dos alunos, por meio da sequência: mostrando ao alunado uma utilidade prática e atualizada do Teorema de Pitágoras (polegadas dos televisores); Qual a necessidade que levou Pitágoras a desenvolver este Teorema (um breve relato histórico); algumas demonstrações deste Teorema e de outros também desenvolvidos pelos Pitagóricos (possibilitando aos estudantes entender todo o processo e não ser apenas espectadores e posteriormente utilitários); Sugestão de atividades (para a prática dos novos conceitos apresentados) e Apresentação dos sólidos regulares (também muito utilizados pelos Pitagóricos, fazendo a sua relação com cálculos de áreas e volumes, além de trazer sugestões de como utilizá-los na prática de sala de aula). Salientando que segundo House (p. 234, 1997) ao engajar os alunos em processos como o apresentado, os mesmos poderão identificar e selecionar informações, buscar padrões, relações e generalizações, formular planos e procedimentos, integrar e empregar conceitos e habilidades aprendidos previamente, e estender seu conhecimento a novas situações. Além de possibilitar ao aluno o acesso ao efetivo processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA PITAGÓRICA, AULAS DINÂMICAS E CRIATIVAS, RECURSOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_770.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA MARINHO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MARINHO"
    "autor_email" => "andreamarinhodemelo@yahoo"
    "autor_ies" => "FABEJA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (PCN/Matemática, p. 47-48), sendo estes alguns dos objetivos possíveis de serem alcançados com a proposta pedagógica disposta neste trabalho, sobre o Teorema de Pitágoras, que se utilizará de diversos materiais didáticos e metodologias para alcançar a aprendizagem dos alunos, por meio da sequência: mostrando ao alunado uma utilidade prática e atualizada do Teorema de Pitágoras (polegadas dos televisores); Qual a necessidade que levou Pitágoras a desenvolver este Teorema (um breve relato histórico); algumas demonstrações deste Teorema e de outros também desenvolvidos pelos Pitagóricos (possibilitando aos estudantes entender todo o processo e não ser apenas espectadores e posteriormente utilitários); Sugestão de atividades (para a prática dos novos conceitos apresentados) e Apresentação dos sólidos regulares (também muito utilizados pelos Pitagóricos, fazendo a sua relação com cálculos de áreas e volumes, além de trazer sugestões de como utilizá-los na prática de sala de aula). Salientando que segundo House (p. 234, 1997) ao engajar os alunos em processos como o apresentado, os mesmos poderão identificar e selecionar informações, buscar padrões, relações e generalizações, formular planos e procedimentos, integrar e empregar conceitos e habilidades aprendidos previamente, e estender seu conhecimento a novas situações. Além de possibilitar ao aluno o acesso ao efetivo processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.