Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: JOGOS ELETRÔNICOS, CONCEITOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Relato de Experiência (RE) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1356
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "O presente relato faz uma análise da importância dos jogos eletrônicos no contexto da aprendizagem de conceitos matemáticos nas séries iniciais através de uma intervenção didática, desenvolvida num minicurso apresentado na Semana Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santa Catarina. Mediante a utilização de alguns jogos eletrônicos de Matemática disponibilizados na Internet, aqueles que permitem uma grande interação do aluno com os conceitos ou ideias matemáticas, propiciando a descoberta, inferir resultados, levantar, testar hipóteses e criar situações-problema. Para tanto é destacado o referencial teórico estudado, a metodologia da intervenção didática desenvolvida e os resultados apresentados a partir das conjecturas e possibilidades com a utilização didática dos jogos eletrônicos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "JOGOS ELETRÔNICOS, CONCEITOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_695.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE"
    "autor_email" => "vanibosa@terra.com.br"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1356
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "O presente relato faz uma análise da importância dos jogos eletrônicos no contexto da aprendizagem de conceitos matemáticos nas séries iniciais através de uma intervenção didática, desenvolvida num minicurso apresentado na Semana Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santa Catarina. Mediante a utilização de alguns jogos eletrônicos de Matemática disponibilizados na Internet, aqueles que permitem uma grande interação do aluno com os conceitos ou ideias matemáticas, propiciando a descoberta, inferir resultados, levantar, testar hipóteses e criar situações-problema. Para tanto é destacado o referencial teórico estudado, a metodologia da intervenção didática desenvolvida e os resultados apresentados a partir das conjecturas e possibilidades com a utilização didática dos jogos eletrônicos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "JOGOS ELETRÔNICOS, CONCEITOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_695.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE"
    "autor_email" => "vanibosa@terra.com.br"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O presente relato faz uma análise da importância dos jogos eletrônicos no contexto da aprendizagem de conceitos matemáticos nas séries iniciais através de uma intervenção didática, desenvolvida num minicurso apresentado na Semana Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santa Catarina. Mediante a utilização de alguns jogos eletrônicos de Matemática disponibilizados na Internet, aqueles que permitem uma grande interação do aluno com os conceitos ou ideias matemáticas, propiciando a descoberta, inferir resultados, levantar, testar hipóteses e criar situações-problema. Para tanto é destacado o referencial teórico estudado, a metodologia da intervenção didática desenvolvida e os resultados apresentados a partir das conjecturas e possibilidades com a utilização didática dos jogos eletrônicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.