Este relato discute algumas propostas didáticas de um projeto em andamento desenvolvido por duas professoras de Matemática da Educação Básica para as aulas de reforço escolar, objetivando melhorar o rendimento escolar dos alunos através de uma intervenção com jogos e materiais concretos. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 41 alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, de Queimadas - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se em consideração um cronograma constituído de cinco etapas. Explanaremos alguns materiais e atividades que foram preparados e aplicados nas etapas (2) e (3) sendo eles: o ábaco, o material dourado, o bingo matemático e o dominó das operações. Como resultados iniciais, os alunos participantes das aulas de reforço escolar apresentaram uma melhora significativa, constatado ao comparar as médias obtidas no primeiro e segundo bimestres. Desta forma, acreditamos que sempre serão válidas propostas que visem à utilização de recursos didáticos a fim de melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.