Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

TRABALHANDO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Palavra-chaves: SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, JOGO MATEMÁTICO Pôster (PO) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
0 of 0
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1354 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 132 "titulo" => "TRABALHANDO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE" "resumo" => "Este trabalhado foi elaborado a partir de uma proposta de atividade do Programa Institucional de bolsa de Incentivo a Docência (PIBID), onde a partir de observações durante as aulas de matemática, verificou que a maioria dos alunos não sentia motivação para assistir as aulas. Diante disso decidimos construir um jogo em que os alunos pudessem realizar atividades com o sistema de numeração decimal. A proposta de trabalho foi iniciada com a construção de um jogo denominado “Trilha Matemática” para explorar os conhecimentos prévios dos alunos no campo matemático em questão. O trabalho foi aplicado em uma escola pública da rede municipal do Recife, com 25 alunos do 1º ano do, onde realizaram uma etapa de manipulação do jogo e trabalharam situações envolvendo o sistema de numeração decimal a partir de situações problemas. O jogo foi utilizado como recurso pedagógico para auxiliar a compreensão dos alunos em relação à ordem e valor dos números. Os resultados do estudo indicam que: a manipulação do jogo para a aprendizagem/matemática ofereceu novas situações de ensino; envolveu os alunos na realização dos problemas e situações que foram geradas; o lúdico foi de significativa importância para os alunos; ocorreram processos de assimilação de conhecimentos de forma livre; não se verificou bloqueios na aprendizagem pois os alunos agiam de forma espontânea nas situações de aprendizagem.Este trabalhado foi elaborado a partir de uma proposta de atividade do Programa Institucional de bolsa de Incentivo a Docência (PIBID), onde a partir de o" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, JOGO MATEMÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_132.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA MARIA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALESKA MARIA" "autor_email" => "valleskinha29@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1354 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 132 "titulo" => "TRABALHANDO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE" "resumo" => "Este trabalhado foi elaborado a partir de uma proposta de atividade do Programa Institucional de bolsa de Incentivo a Docência (PIBID), onde a partir de observações durante as aulas de matemática, verificou que a maioria dos alunos não sentia motivação para assistir as aulas. Diante disso decidimos construir um jogo em que os alunos pudessem realizar atividades com o sistema de numeração decimal. A proposta de trabalho foi iniciada com a construção de um jogo denominado “Trilha Matemática” para explorar os conhecimentos prévios dos alunos no campo matemático em questão. O trabalho foi aplicado em uma escola pública da rede municipal do Recife, com 25 alunos do 1º ano do, onde realizaram uma etapa de manipulação do jogo e trabalharam situações envolvendo o sistema de numeração decimal a partir de situações problemas. O jogo foi utilizado como recurso pedagógico para auxiliar a compreensão dos alunos em relação à ordem e valor dos números. Os resultados do estudo indicam que: a manipulação do jogo para a aprendizagem/matemática ofereceu novas situações de ensino; envolveu os alunos na realização dos problemas e situações que foram geradas; o lúdico foi de significativa importância para os alunos; ocorreram processos de assimilação de conhecimentos de forma livre; não se verificou bloqueios na aprendizagem pois os alunos agiam de forma espontânea nas situações de aprendizagem.Este trabalhado foi elaborado a partir de uma proposta de atividade do Programa Institucional de bolsa de Incentivo a Docência (PIBID), onde a partir de o" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, JOGO MATEMÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_132.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA MARIA SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALESKA MARIA" "autor_email" => "valleskinha29@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalhado foi elaborado a partir de uma proposta de atividade do Programa Institucional de bolsa de Incentivo a Docência (PIBID), onde a partir de observações durante as aulas de matemática, verificou que a maioria dos alunos não sentia motivação para assistir as aulas. Diante disso decidimos construir um jogo em que os alunos pudessem realizar atividades com o sistema de numeração decimal. A proposta de trabalho foi iniciada com a construção de um jogo denominado “Trilha Matemática” para explorar os conhecimentos prévios dos alunos no campo matemático em questão. O trabalho foi aplicado em uma escola pública da rede municipal do Recife, com 25 alunos do 1º ano do, onde realizaram uma etapa de manipulação do jogo e trabalharam situações envolvendo o sistema de numeração decimal a partir de situações problemas. O jogo foi utilizado como recurso pedagógico para auxiliar a compreensão dos alunos em relação à ordem e valor dos números. Os resultados do estudo indicam que: a manipulação do jogo para a aprendizagem/matemática ofereceu novas situações de ensino; envolveu os alunos na realização dos problemas e situações que foram geradas; o lúdico foi de significativa importância para os alunos; ocorreram processos de assimilação de conhecimentos de forma livre; não se verificou bloqueios na aprendizagem pois os alunos agiam de forma espontânea nas situações de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.