Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 217
CONSTRUINDO E COMPREENDENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM AUXÍLIO DO ORIGAMI

Palavra-chaves: ORIGAMI, GEOMETRIA, MATEMATICA Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho é resultado da experiência que tivemos ao ministrar o minicurso Construindo e Compreendendo Conceitos Geométricos com Auxílio do Origami no VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca em 2011, que trouxe como proposta oferecer aos professores do ensino básico e graduandos do curso de matemática da cidade de Arapiraca, sugestões de trabalho utilizando a Geometria das dobraduras como umas das formas de construção de materiais didáticos em sala de aula. Este trabalho teve como objetivo facilitar a construção e compreensão dos sólidos geométricos e principalmente tornar viável o ensino dos mesmos através do origami, abordando conteúdos significativos que promovam a compreensão das ideias matemáticas. Ao desenvolver o minicurso apresentamos alguns pré-requisitos necessários para a compreensão das atividades a serem desenvolvidas como: conceitos, nomenclaturas e propriedades das figuras geométricas planas e espaciais. Iniciamos a apresentação do minicurso abordando a história do Origami e sua relação com a matemática, em seguida, listamos os materiais necessários e mais adequados na construção dos sólidos geométricos e distribuímos os mesmos para os participantes do minicurso, além de fazer uma exposição de algumas peças confeccionadas por nosso grupo para chamar a atenção e despertar a curiosidade e incentivá-los na construção dos sólidos. No desenvolver do minicurso conseguimos construir o cubo, a pirâmide de base quadrangular, alguns animais como gato, cachorro, etc.,e a cada peça formada fazíamos a análise de suas relações com a geometria e por último montamos as peças para formar os sólidos. Este minicurso teve duração de 4 horas, tempo que não foi suficiente para ensinar a construir todos os materiais que tínhamos exposto, mas conseguimos obter o resultado esperado pois vimos a dedicação de cada participante na construção de cada peça, além da empolgação e de querer disseminar essa prática em suas aulas. Esta experiência foi bastante enriquecedora para nós enquanto alunos de graduação do curso de licenciatura em matemática, pois nos proporcionou momentos de lazer, visto o caráter lúdico que a dobradura oferece, e ao mesmo tempo nos fez despertar a criatividade e um olhar analítico da matemática em cada etapa da construção das peças sendo também um desafio trabalhar a matemática numa metodologia diferente, dinâmica sem perder o foco que é a construção e fixação dos conceitos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.