Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1140
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da monitoria de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e descreve as atividades executadas. Podemos destacar como objetivos da monitoria: despertar no licenciando o interesse pela carreira docente; contribuir para melhoria da qualidade de ensino; promover a cooperação acadêmica entre discente e docente e minimizar os problemas de repetência e evasão. Para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas para o ensino desta disciplina, como o uso de material concreto em sala de aula com o apoio do monitor. Constatamos que os conceitos apresentados de forma formal, foram mais bem absolvidos após as visualizações com os materiais concretos, como relataram os aprendentes, e juntamente com o apoio do monitor nos plantões de duvidas, contribuíram com o aumento da média da turma, que era de 4,6 e passou para a ser 5,9 . Destacamos também como resultados da monitoria o despertar do prazer em ensinar do monitor, o qual obteve um maior amadurecimento acadêmico com as atividades realizadas e ressalta o aprendizado diário com os alunos. Com o desenvolvimento desse trabalho atingimos nossa meta que foi contribuir para o processo de formação do aluno/monitor, bem como a melhoria da aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina. Portanto, concluímos que o trabalho da monitoria demonstra ser um espaço de aprendizagem, em que o monitor participa efetivamente da experiência de construção do ensino e que de fato os Materiais Concretos, quando bem empregados, ampliam a concepção do aluno sobre o que é como e para quê aprender Matemática, vencendo os mitos e preconceitos negativos, favorecendo a aprendizagem pela formação de ideias e modelos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_381.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1140
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da monitoria de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e descreve as atividades executadas. Podemos destacar como objetivos da monitoria: despertar no licenciando o interesse pela carreira docente; contribuir para melhoria da qualidade de ensino; promover a cooperação acadêmica entre discente e docente e minimizar os problemas de repetência e evasão. Para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas para o ensino desta disciplina, como o uso de material concreto em sala de aula com o apoio do monitor. Constatamos que os conceitos apresentados de forma formal, foram mais bem absolvidos após as visualizações com os materiais concretos, como relataram os aprendentes, e juntamente com o apoio do monitor nos plantões de duvidas, contribuíram com o aumento da média da turma, que era de 4,6 e passou para a ser 5,9 . Destacamos também como resultados da monitoria o despertar do prazer em ensinar do monitor, o qual obteve um maior amadurecimento acadêmico com as atividades realizadas e ressalta o aprendizado diário com os alunos. Com o desenvolvimento desse trabalho atingimos nossa meta que foi contribuir para o processo de formação do aluno/monitor, bem como a melhoria da aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina. Portanto, concluímos que o trabalho da monitoria demonstra ser um espaço de aprendizagem, em que o monitor participa efetivamente da experiência de construção do ensino e que de fato os Materiais Concretos, quando bem empregados, ampliam a concepção do aluno sobre o que é como e para quê aprender Matemática, vencendo os mitos e preconceitos negativos, favorecendo a aprendizagem pela formação de ideias e modelos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_381.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da monitoria de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e descreve as atividades executadas. Podemos destacar como objetivos da monitoria: despertar no licenciando o interesse pela carreira docente; contribuir para melhoria da qualidade de ensino; promover a cooperação acadêmica entre discente e docente e minimizar os problemas de repetência e evasão. Para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas para o ensino desta disciplina, como o uso de material concreto em sala de aula com o apoio do monitor. Constatamos que os conceitos apresentados de forma formal, foram mais bem absolvidos após as visualizações com os materiais concretos, como relataram os aprendentes, e juntamente com o apoio do monitor nos plantões de duvidas, contribuíram com o aumento da média da turma, que era de 4,6 e passou para a ser 5,9 . Destacamos também como resultados da monitoria o despertar do prazer em ensinar do monitor, o qual obteve um maior amadurecimento acadêmico com as atividades realizadas e ressalta o aprendizado diário com os alunos. Com o desenvolvimento desse trabalho atingimos nossa meta que foi contribuir para o processo de formação do aluno/monitor, bem como a melhoria da aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina. Portanto, concluímos que o trabalho da monitoria demonstra ser um espaço de aprendizagem, em que o monitor participa efetivamente da experiência de construção do ensino e que de fato os Materiais Concretos, quando bem empregados, ampliam a concepção do aluno sobre o que é como e para quê aprender Matemática, vencendo os mitos e preconceitos negativos, favorecendo a aprendizagem pela formação de ideias e modelos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.