MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1140 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 381 "titulo" => "MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da monitoria de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e descreve as atividades executadas. Podemos destacar como objetivos da monitoria: despertar no licenciando o interesse pela carreira docente; contribuir para melhoria da qualidade de ensino; promover a cooperação acadêmica entre discente e docente e minimizar os problemas de repetência e evasão. Para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas para o ensino desta disciplina, como o uso de material concreto em sala de aula com o apoio do monitor. Constatamos que os conceitos apresentados de forma formal, foram mais bem absolvidos após as visualizações com os materiais concretos, como relataram os aprendentes, e juntamente com o apoio do monitor nos plantões de duvidas, contribuíram com o aumento da média da turma, que era de 4,6 e passou para a ser 5,9 . Destacamos também como resultados da monitoria o despertar do prazer em ensinar do monitor, o qual obteve um maior amadurecimento acadêmico com as atividades realizadas e ressalta o aprendizado diário com os alunos. Com o desenvolvimento desse trabalho atingimos nossa meta que foi contribuir para o processo de formação do aluno/monitor, bem como a melhoria da aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina. Portanto, concluímos que o trabalho da monitoria demonstra ser um espaço de aprendizagem, em que o monitor participa efetivamente da experiência de construção do ensino e que de fato os Materiais Concretos, quando bem empregados, ampliam a concepção do aluno sobre o que é como e para quê aprender Matemática, vencendo os mitos e preconceitos negativos, favorecendo a aprendizagem pela formação de ideias e modelos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_381.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES" "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1140 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 381 "titulo" => "MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da monitoria de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e descreve as atividades executadas. Podemos destacar como objetivos da monitoria: despertar no licenciando o interesse pela carreira docente; contribuir para melhoria da qualidade de ensino; promover a cooperação acadêmica entre discente e docente e minimizar os problemas de repetência e evasão. Para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas para o ensino desta disciplina, como o uso de material concreto em sala de aula com o apoio do monitor. Constatamos que os conceitos apresentados de forma formal, foram mais bem absolvidos após as visualizações com os materiais concretos, como relataram os aprendentes, e juntamente com o apoio do monitor nos plantões de duvidas, contribuíram com o aumento da média da turma, que era de 4,6 e passou para a ser 5,9 . Destacamos também como resultados da monitoria o despertar do prazer em ensinar do monitor, o qual obteve um maior amadurecimento acadêmico com as atividades realizadas e ressalta o aprendizado diário com os alunos. Com o desenvolvimento desse trabalho atingimos nossa meta que foi contribuir para o processo de formação do aluno/monitor, bem como a melhoria da aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina. Portanto, concluímos que o trabalho da monitoria demonstra ser um espaço de aprendizagem, em que o monitor participa efetivamente da experiência de construção do ensino e que de fato os Materiais Concretos, quando bem empregados, ampliam a concepção do aluno sobre o que é como e para quê aprender Matemática, vencendo os mitos e preconceitos negativos, favorecendo a aprendizagem pela formação de ideias e modelos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_381.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES" "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }