O RECURSO DE JOGOS COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) enfatizam que o currículo de matemática deve favorecer uma aprendizagem crítica e reflexiva, ajudando a construir atitudes e valores humanos. De acordo com BRITO (2001) os professores de matemática devem ajudar os alunos a entenderem a matemática como algo natural e agradável no seu cotidiano. Por isso, compreendemos que a mediação do professor na sala de aula, exerce um caráter significativo quando este estimula o aluno a desenvolver a compreensão e o prazer pela matemática. Sobre essa perspectiva, buscamos desenvolver uma sequência didática para o 6º ano do Ensino Fundamental, trabalhando com utilização de jogos como ferramenta de uma aprendizagem significativa nas atividades relacionadas com o conteúdo de Divisibilidade que integra o currículo escolar. Buscamos ainda pressupostos teóricos nos Parâmetros Curriculares de Matemática – PCNs (1998), onde afirmam que os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Assim, diante do que foi exposto, nosso trabalho visa promover aos alunos uma compreensão e aprendizagem significativa sobre Divisibilidade, através de jogos. No processo de aplicação dos jogos, realizamos previamente a exposição do conceito sobre Múltiplos e Divisores de um número natural, conteúdo aplicado aos alunos do 6º ano “A”, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Cristo. Num segundo momento pedimos para formarem duplas, apresentamos o jogo com 34 peças e o chamamos de Dominó dos Múltiplos e Divisores. 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