Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

MAPEAR INFORMAÇÕES E CONSTRUIR SABERES: OS MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE CMAPTOOLS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR Comunicação Científica (CC) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1173
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 784
    "titulo" => "MAPEAR INFORMAÇÕES E CONSTRUIR SABERES: OS MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esta trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso do software CmapTools na elaboração de Mapas Conceituais nas aulas da disciplina Informática Educativa no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, como prática educativa na formação do professor de Matemática. Baseado nos estudos de Borba (1999), Almeida (2000), Kenski (2007), Fiorentini e Lorenzato (2006), Brasil (2006), Oliveira (2007), Santos (2006), Bairral (2003), Nóvoa (1992), Moraes (2002) e Oliveira (2002) sobre Softwares e Educação Matemática buscou-se a fundamentação téorica. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, coletando os dados através de entrevistas semiestruturadas para os 27 alunos matriculados na disciplina. Constatou-se que o Software quando bem utilizado as aulas de Matemática se tornam mais prazerosas e investigativas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE CMAPTOOLS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_784.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLONEY ALVES"
    "autor_email" => "carloneyalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1173
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 784
    "titulo" => "MAPEAR INFORMAÇÕES E CONSTRUIR SABERES: OS MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esta trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso do software CmapTools na elaboração de Mapas Conceituais nas aulas da disciplina Informática Educativa no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, como prática educativa na formação do professor de Matemática. Baseado nos estudos de Borba (1999), Almeida (2000), Kenski (2007), Fiorentini e Lorenzato (2006), Brasil (2006), Oliveira (2007), Santos (2006), Bairral (2003), Nóvoa (1992), Moraes (2002) e Oliveira (2002) sobre Softwares e Educação Matemática buscou-se a fundamentação téorica. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, coletando os dados através de entrevistas semiestruturadas para os 27 alunos matriculados na disciplina. Constatou-se que o Software quando bem utilizado as aulas de Matemática se tornam mais prazerosas e investigativas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE CMAPTOOLS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_784.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLONEY ALVES"
    "autor_email" => "carloneyalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Esta trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso do software CmapTools na elaboração de Mapas Conceituais nas aulas da disciplina Informática Educativa no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, como prática educativa na formação do professor de Matemática. Baseado nos estudos de Borba (1999), Almeida (2000), Kenski (2007), Fiorentini e Lorenzato (2006), Brasil (2006), Oliveira (2007), Santos (2006), Bairral (2003), Nóvoa (1992), Moraes (2002) e Oliveira (2002) sobre Softwares e Educação Matemática buscou-se a fundamentação téorica. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, coletando os dados através de entrevistas semiestruturadas para os 27 alunos matriculados na disciplina. Constatou-se que o Software quando bem utilizado as aulas de Matemática se tornam mais prazerosas e investigativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.