RELATO DE EXPERIÊNCIA - DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - O ERRO COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1164 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA - DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - O ERRO COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem tem sido amplamente discutida no Brasil, porém, no âmbito da educação matemática, o número de pesquisas direcionadas ao uso, instrumentos e impactos da avaliação no acompanhamento da aprendizagem ainda é pequeno. Embora se aponte a construção de conhecimentos significativos pelos alunos como foco central, a tarefa destes nas escolas ainda se restringe a posição de “receptor de informações/espectador” e não como coautores no processo de ensino-aprendizagem. Mas será que a avaliação deve ser considerada apenas como verificação de “armazenamento de conceitos, fórmulas e informações”? Como os professores tratam a questão do erro do aluno na prova? Considerando esse contexto, a prova não pode ser um acerto de contas e o erro deve ser considerado como um instrumento de diagnóstico do processo de ensino aprendizagem, pois ele é o ponto de partida para a busca do acerto, constituindo-se num fator construtivo que considera o processo, gera e cria situações de aprendizagem, observa os resultados e orienta os professores com relação às estratégias e procedimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, ERROS DE ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_79.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE MARIA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELLE" "autor_email" => "andriellepereira30@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1164 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA - DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - O ERRO COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem tem sido amplamente discutida no Brasil, porém, no âmbito da educação matemática, o número de pesquisas direcionadas ao uso, instrumentos e impactos da avaliação no acompanhamento da aprendizagem ainda é pequeno. Embora se aponte a construção de conhecimentos significativos pelos alunos como foco central, a tarefa destes nas escolas ainda se restringe a posição de “receptor de informações/espectador” e não como coautores no processo de ensino-aprendizagem. Mas será que a avaliação deve ser considerada apenas como verificação de “armazenamento de conceitos, fórmulas e informações”? Como os professores tratam a questão do erro do aluno na prova? Considerando esse contexto, a prova não pode ser um acerto de contas e o erro deve ser considerado como um instrumento de diagnóstico do processo de ensino aprendizagem, pois ele é o ponto de partida para a busca do acerto, constituindo-se num fator construtivo que considera o processo, gera e cria situações de aprendizagem, observa os resultados e orienta os professores com relação às estratégias e procedimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, ERROS DE ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_79.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE MARIA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELLE" "autor_email" => "andriellepereira30@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }