Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS EM SALA DE AULA: PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI-CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134088
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6946
    "inscrito_id" => 12318
    "titulo" => "DIÁLOGOS EM SALA DE AULA: PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI-CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ"
    "resumo" => "A base para formação humana integral está orientada pelo desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Nesse sentido, ao tecer diálogos em sala de aula, utilizando-se de ferramentas como o podcast, abrem-se possibilidades para a construção de conhecimento junto aos acadêmicos em suas relações com o mundo do trabalho, educação, ciência, cultura e tecnologia. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é apontar – por meio de experiências e vivências acadêmicas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI-Campus São João do Piauí – os impactos formativos do podcast como ferramenta pedagógica na formação humana integral dos licenciandos em Ciências Biológicas, considerando os conhecimentos prévios e significativos, durante e após execução da atividade. O presente estudo é de natureza básica, de abordagem qualitativa e descritiva, considerando o procedimento metodológico por meio do relato de experiência, organizado nas seguintes categorias: a) roteiro para elaboração do podcast; planejamento em grupo; gerenciamento das discussões em sala de aula (diálogos em foco); feedback quanto aos impactos gerados aos licenciandos. Este trabalho está alicerçado do ponto de vista teórico em Silva (2023); Araújo e Duarte Neto (2021); Oliveira e Batista (2020); Paula e Figueiró (2020); Kuenzer (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a estratégia de dinamização das aulas por meio de podcast contribuíram para ressignificar os conhecimentos prévios dos acadêmicos de Ciências Biológicas através da ação de planejar, executar e refletir acerca das questões pesquisadas e tematizadas ao longo dos três episódios propostos (Educação e trabalho: “o pão nosso de cada dia”; interdisciplinaridade na EJA EPT; metodologias na EJA EPT). Assim o podcast se configurou como um instrumento pedagógico ativo que colaborou substancialmente para o desenvolvimento dos estudantes no que tange à autonomia; o protagonismo; o compromisso ético, sociocultural, educacional, profissional quanto à maturação das relações interpessoais dos estudantes envolvidos na atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12318_TB6946_08042025233556.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSUÍLA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSUÍLA"
    "autor_email" => "rosuila.santos@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134088
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6946
    "inscrito_id" => 12318
    "titulo" => "DIÁLOGOS EM SALA DE AULA: PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI-CAMPUS SÃO JOÃO DO PIAUÍ"
    "resumo" => "A base para formação humana integral está orientada pelo desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Nesse sentido, ao tecer diálogos em sala de aula, utilizando-se de ferramentas como o podcast, abrem-se possibilidades para a construção de conhecimento junto aos acadêmicos em suas relações com o mundo do trabalho, educação, ciência, cultura e tecnologia. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é apontar – por meio de experiências e vivências acadêmicas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI-Campus São João do Piauí – os impactos formativos do podcast como ferramenta pedagógica na formação humana integral dos licenciandos em Ciências Biológicas, considerando os conhecimentos prévios e significativos, durante e após execução da atividade. O presente estudo é de natureza básica, de abordagem qualitativa e descritiva, considerando o procedimento metodológico por meio do relato de experiência, organizado nas seguintes categorias: a) roteiro para elaboração do podcast; planejamento em grupo; gerenciamento das discussões em sala de aula (diálogos em foco); feedback quanto aos impactos gerados aos licenciandos. Este trabalho está alicerçado do ponto de vista teórico em Silva (2023); Araújo e Duarte Neto (2021); Oliveira e Batista (2020); Paula e Figueiró (2020); Kuenzer (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a estratégia de dinamização das aulas por meio de podcast contribuíram para ressignificar os conhecimentos prévios dos acadêmicos de Ciências Biológicas através da ação de planejar, executar e refletir acerca das questões pesquisadas e tematizadas ao longo dos três episódios propostos (Educação e trabalho: “o pão nosso de cada dia”; interdisciplinaridade na EJA EPT; metodologias na EJA EPT). Assim o podcast se configurou como um instrumento pedagógico ativo que colaborou substancialmente para o desenvolvimento dos estudantes no que tange à autonomia; o protagonismo; o compromisso ético, sociocultural, educacional, profissional quanto à maturação das relações interpessoais dos estudantes envolvidos na atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12318_TB6946_08042025233556.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSUÍLA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSUÍLA"
    "autor_email" => "rosuila.santos@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A base para formação humana integral está orientada pelo desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Nesse sentido, ao tecer diálogos em sala de aula, utilizando-se de ferramentas como o podcast, abrem-se possibilidades para a construção de conhecimento junto aos acadêmicos em suas relações com o mundo do trabalho, educação, ciência, cultura e tecnologia. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é apontar – por meio de experiências e vivências acadêmicas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI-Campus São João do Piauí – os impactos formativos do podcast como ferramenta pedagógica na formação humana integral dos licenciandos em Ciências Biológicas, considerando os conhecimentos prévios e significativos, durante e após execução da atividade. O presente estudo é de natureza básica, de abordagem qualitativa e descritiva, considerando o procedimento metodológico por meio do relato de experiência, organizado nas seguintes categorias: a) roteiro para elaboração do podcast; planejamento em grupo; gerenciamento das discussões em sala de aula (diálogos em foco); feedback quanto aos impactos gerados aos licenciandos. Este trabalho está alicerçado do ponto de vista teórico em Silva (2023); Araújo e Duarte Neto (2021); Oliveira e Batista (2020); Paula e Figueiró (2020); Kuenzer (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a estratégia de dinamização das aulas por meio de podcast contribuíram para ressignificar os conhecimentos prévios dos acadêmicos de Ciências Biológicas através da ação de planejar, executar e refletir acerca das questões pesquisadas e tematizadas ao longo dos três episódios propostos (Educação e trabalho: “o pão nosso de cada dia”; interdisciplinaridade na EJA EPT; metodologias na EJA EPT). Assim o podcast se configurou como um instrumento pedagógico ativo que colaborou substancialmente para o desenvolvimento dos estudantes no que tange à autonomia; o protagonismo; o compromisso ético, sociocultural, educacional, profissional quanto à maturação das relações interpessoais dos estudantes envolvidos na atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.