Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA NARRATIVA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM BOM SUPERVISOR DE ESTÁGIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135337
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8861
    "inscrito_id" => 18150
    "titulo" => "PESQUISA NARRATIVA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM BOM SUPERVISOR DE ESTÁGIO"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um artigo do tipo revisão bibliográfica que tem como objetivo realizar um estudo sobre os autores que tratam sobre pesquisa narrativa em uma abordagem qualitativa e de que forma estes trabalhos contribuem para uma compreensão sobre as práticas pedagógicas de um bom supervisor de estágio supervisionado. O referencial teórico utilizado focou em obras que trazem estudos sobre pesquisas narrativas, pesquisas (auto)biográficas e pesquisas sobre histórias de vida, como os trabalhos de Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2011), Nóvoa (2000) e Paiva (2008). Além disso, foi utilizada bibliografia sobre prática pedagógica, formação de inicial de professores e estágio supervisioonado, tendo em vista o objeto de pesquisa dos autores deste artigo. A metodologia empregada consistiu na revisão da literatura sobre os temas abordados, incluindo livros e artigos científicos sobre o tema da pesquisa narrativa com enfoque na área da educação, principalmente sobre formação de professores. Os resultados do presente artigo apontam para o entendimento de que a pesquisa narrativa pode ser compreendida como uma relevante ferramenta metodológica para a pesquisa sobre sobre as práticas pedagógicas de um bom supervisor de estágio supervisionado por dialogar de forma profunda com os princípios da formação humana, valorizando os seres humanos em sua complexidade, historicidade e percurso formativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18150_TB8861_24062025000154.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INACIO ALVES DANTAS NETO"
    "autor_nome_curto" => "INACIO"
    "autor_email" => "inaciodantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135337
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8861
    "inscrito_id" => 18150
    "titulo" => "PESQUISA NARRATIVA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM BOM SUPERVISOR DE ESTÁGIO"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um artigo do tipo revisão bibliográfica que tem como objetivo realizar um estudo sobre os autores que tratam sobre pesquisa narrativa em uma abordagem qualitativa e de que forma estes trabalhos contribuem para uma compreensão sobre as práticas pedagógicas de um bom supervisor de estágio supervisionado. O referencial teórico utilizado focou em obras que trazem estudos sobre pesquisas narrativas, pesquisas (auto)biográficas e pesquisas sobre histórias de vida, como os trabalhos de Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2011), Nóvoa (2000) e Paiva (2008). Além disso, foi utilizada bibliografia sobre prática pedagógica, formação de inicial de professores e estágio supervisioonado, tendo em vista o objeto de pesquisa dos autores deste artigo. A metodologia empregada consistiu na revisão da literatura sobre os temas abordados, incluindo livros e artigos científicos sobre o tema da pesquisa narrativa com enfoque na área da educação, principalmente sobre formação de professores. Os resultados do presente artigo apontam para o entendimento de que a pesquisa narrativa pode ser compreendida como uma relevante ferramenta metodológica para a pesquisa sobre sobre as práticas pedagógicas de um bom supervisor de estágio supervisionado por dialogar de forma profunda com os princípios da formação humana, valorizando os seres humanos em sua complexidade, historicidade e percurso formativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18150_TB8861_24062025000154.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INACIO ALVES DANTAS NETO"
    "autor_nome_curto" => "INACIO"
    "autor_email" => "inaciodantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho trata-se de um artigo do tipo revisão bibliográfica que tem como objetivo realizar um estudo sobre os autores que tratam sobre pesquisa narrativa em uma abordagem qualitativa e de que forma estes trabalhos contribuem para uma compreensão sobre as práticas pedagógicas de um bom supervisor de estágio supervisionado. O referencial teórico utilizado focou em obras que trazem estudos sobre pesquisas narrativas, pesquisas (auto)biográficas e pesquisas sobre histórias de vida, como os trabalhos de Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2011), Nóvoa (2000) e Paiva (2008). Além disso, foi utilizada bibliografia sobre prática pedagógica, formação de inicial de professores e estágio supervisioonado, tendo em vista o objeto de pesquisa dos autores deste artigo. A metodologia empregada consistiu na revisão da literatura sobre os temas abordados, incluindo livros e artigos científicos sobre o tema da pesquisa narrativa com enfoque na área da educação, principalmente sobre formação de professores. Os resultados do presente artigo apontam para o entendimento de que a pesquisa narrativa pode ser compreendida como uma relevante ferramenta metodológica para a pesquisa sobre sobre as práticas pedagógicas de um bom supervisor de estágio supervisionado por dialogar de forma profunda com os princípios da formação humana, valorizando os seres humanos em sua complexidade, historicidade e percurso formativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.