Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DO DIRETOR DE ESCOLA NA MATERIALIZAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE À PARTIR DA VISÃO DE DIRETORES DE ESCOLA DO MUNICÍPIO DE LEOPOLDINA/MINAS GERAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao refletir sobre a educação no Brasil, os desafios já superados e o caminho a ser percorrido para garantir sua oferta enquanto direito, é preciso debater a gestão da educação. O presente trabalho tem como objetivo principal investigar qual tem sido o papel dos diretores de escola, numa perspectiva da gestão pedagógica, no contexto da prática escolar, no processo de materialização de uma política pública - a BNCC. A Abordagem do Ciclo de Políticas, proposto por Ball e Bowe, foi o referencial teórico utilizado em nossa análise. Levamos em consideração todo o ciclo político proposto pelos autores, mas nos dedicamos em compreender nosso objeto de estudo no contexto da prática. A abordagem metodológica qualitativa foi utilizada para realizar a pesquisa e a mesma teve como campo de estudo as escolas estaduais de Ensino Médio do município de Leopoldina/MG. A partir do aprofundamento de conceitos por meio de um estudo bibliográfico, da aplicação de questionários, realização de entrevistas e também em diálogo com os documentos oficiais, a pesquisa confirmou que no contexto neoliberal, de inserção dos princípios gerencialistas na escola, é atribuído ao diretor de escola uma função de gerente, de administrador, mesmo quando o assunto é a execução de uma política pública de caráter pedagógico, como a BNCC. Foi possível compreender também que, a partir de um processo de descentralização, o diretor de escola foi sobrecarregado com tarefas burocráticas que o impedem de fazer parte da construção de uma política pedagógica fundamental para o funcionamento da escola, como é o currículo. Quando o assunto é a BNCC, a partir dos dados coletados, foi possível compreender que o diretor de escola atua mais no sentido de ser o responsável por controlar a execução da mesma, do que fazer parte do processo de torná-la efetiva dentro do contexto da escola.

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