A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA NA MODERNIDADE LÍQUIDA
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Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado "A precarização do trabalho docente na rede municipal de ensino de Fortaleza - Ce", realizado na World University Ecumenical: mestrado em Ciências da Educação no ano de 2024. Neste trabalho trata-se da problemática da precarização do trabalho docente em sua trajetória relacionada a modernidade líquida através de uma pesquisa de natureza qualitativa. Como referencial teórico ampara-se na Constituição Federal (1998) que define a valorização dos profissionais, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), como também no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEF, nas Diretrizes para Planos de Carreira e de Remuneração (1997) leis que reforçam a valorização docente e suas condições de trabalho em diálogo com o conceito de modernidade líquida segundo Zigmunt Bauman (2011). Esse conceito de modernidade líquida é utilizado por Zigmunt Bauman (2011) como metáfora para descrever as estruturas sólidas e estáveis que passam a ser substituídas por uma sociedade caracterizada pela rapidez das mudanças, sem permanência e por constantes incertezas, nesse trabalho fazemos um diálogo com esse conceito relacionando-o a precarização do trabalho docente em sua relação com as demandas reais das escolas. 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