Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO – SAEPE: O QUE MOSTRAM OS RESULTADOS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA EM 2011

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, SAEPE, MATEMÁTICA Comunicação Científica (CC) 07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)
"2012-11-23 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1323
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO – SAEPE: O QUE MOSTRAM OS RESULTADOS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA EM 2011"
    "resumo" => "As avaliações em larga escala fazem parte cada vez mais do contexto educacional brasileiro, de modo a diagnosticar a realidade educacional e possibilitar a melhoria da educação. Tomando como base os dados obtidos no SAEPE, uma avaliação em larga escala em Pernambuco, buscamos, com esse artigo, analisar de modo pedagógico os dados obtidos por essa avaliação na área de matemática pelos alunos do 5° ano de escolarização. Para tal, buscamos identificar o que os resultados do SAEPE, revelam a respeito do desempenho dos alunos no 5° ano do Ensino Fundamental, expressos nos relatórios por meio da escala e dos padrões de proficiência. Os resultados revelam que a maior parte dos estudantes esta terminando a primeira etapa do Ensino Fundamental com déficit cognitivo em algumas habilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, SAEPE, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_192.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNA NUNES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "pollyoliveira84@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1323
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO – SAEPE: O QUE MOSTRAM OS RESULTADOS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA EM 2011"
    "resumo" => "As avaliações em larga escala fazem parte cada vez mais do contexto educacional brasileiro, de modo a diagnosticar a realidade educacional e possibilitar a melhoria da educação. Tomando como base os dados obtidos no SAEPE, uma avaliação em larga escala em Pernambuco, buscamos, com esse artigo, analisar de modo pedagógico os dados obtidos por essa avaliação na área de matemática pelos alunos do 5° ano de escolarização. Para tal, buscamos identificar o que os resultados do SAEPE, revelam a respeito do desempenho dos alunos no 5° ano do Ensino Fundamental, expressos nos relatórios por meio da escala e dos padrões de proficiência. Os resultados revelam que a maior parte dos estudantes esta terminando a primeira etapa do Ensino Fundamental com déficit cognitivo em algumas habilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, SAEPE, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_192.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNA NUNES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "pollyoliveira84@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

As avaliações em larga escala fazem parte cada vez mais do contexto educacional brasileiro, de modo a diagnosticar a realidade educacional e possibilitar a melhoria da educação. Tomando como base os dados obtidos no SAEPE, uma avaliação em larga escala em Pernambuco, buscamos, com esse artigo, analisar de modo pedagógico os dados obtidos por essa avaliação na área de matemática pelos alunos do 5° ano de escolarização. Para tal, buscamos identificar o que os resultados do SAEPE, revelam a respeito do desempenho dos alunos no 5° ano do Ensino Fundamental, expressos nos relatórios por meio da escala e dos padrões de proficiência. Os resultados revelam que a maior parte dos estudantes esta terminando a primeira etapa do Ensino Fundamental com déficit cognitivo em algumas habilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.