Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

COMPREENSÃO DOS ALUNOS ESTUDANDO ÂNGULOS

Palavra-chaves: COMPREENSÃO, DISCURSO, ESTRATÉGIAS Comunicação Científica (CC) 05 - Psicologia e Educação Matemática (PEM) Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Neste estudo realizamos uma abordagem qualitativa e tem como objetivo identificar situações de interação em que o professor de matemática utiliza estratégias para facilitar a compreensão do seu discurso pelos alunos ao ensinar ângulos. Os dados foram obtidos por meio de vídeo-gravação de aulas em uma escola pública de Campina Grande – PB. Fundamentamos o estudo em elementos da teoria de Bakhtin, em especial, o conceito de compreensão. Nossas conclusões apontam que o professor tem uma diversidade de estratégias para facilitar a compreensão do discurso pelos alunos, entre elas, abdicar do discurso matemático formal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.