Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 240
MATERIAL RECICLADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ECOSSISTEMA. Pôster (PO) 04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM) Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de levantar discussões acerca da utilização de matérias recicláveis no ensino-aprendizagem de Matemática. Partindo do pressuposto de que a escola deve ser protagonista nos processos formativos dos estudantes, tornando-os cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, trabalhou-se com estudantes do ensino médio nas aulas de matemática com oficinas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão localizada na cidade de Picuí no Curimataú Paraibano, onde se desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID UFCG/CES, a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da preservação de nosso ecossistema e discutiu-se sobre a utilização dos materiais recicláveis, muitas vezes descartados como lixo em nosso habitat, na confecção de matérias didáticos no ensino de matemática. Realizou-se uma campanha onde os alunos foram instigados a arrecadar em sua comunidade, matérias recicláveis, como garrafas Pets, jornais, papelões, tampinhas de garrafas entre outros. A partir de tais materiais, foram desenvolvidas experiências lúdicas e práticas nas aulas e oficinas de Matemática, como a construção de sólidos geométricos e a confecção de jogos com seus conceitos matemáticos. Nesse sentido, procuramos de forma interdisciplinar, relacionar a matemática com a educação ambiental.Conclui-se que ações desenvolvidas com os alunos da escola professor Lordão obtiveram resultados satisfatórios tendo em vista que as oficinas realizadas motivaram os alunos quanto ao estudo de conceitos matemáticos. Aceito de forma lúdica proporcionando assim o aprendizado de tais conceitos sob uma visão interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.