GOMES, Heveraldo Vitor et al.. Investigações com geometria no ensino fundamental. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1223>. Acesso em: 23/12/2024 00:49
Este trabalho é resultado da investigação sobre a construção dos saberes em geometria, aplicados ao sólido geométrico de uma pirâmide, no 5° Ano do Ensino Fundamental. O estudo surgiu do interesse em analisar a geometria manipulativa, na qual o aluno manuseia objetos e embalagens, descobre seus elementos, suas características ou propriedades e também percebe as diferenças e semelhanças entre um e outro. Para a realização da presente investigação, buscamos com um olhar atento, destacar o que de significativo se mostraria na relação dos alunos com a construção de uma pirâmide, buscando através do material concreto, vincular o conhecimento científico com os saberes construídos no contexto social do aluno. Nesta proposta foi essencial que a própria criança manipulasse o objeto ou sólido descobrindo as propriedades encontradas na pirâmide. A pesquisa se desenvolveu num primeiro momento, com a aplicação e explicação do material concreto e impresso aos alunos, em seguida, foi proposto uma atividade para verificar a aprendizagem dos mesmos, para observar as construções dos educandos sobre a Geometria diante das montagens das pirâmides. Portanto com a realização dessa atividade neste cenário investigativo, professores e alunos compartilham descobertas. Concluiu-se que os alunos compreenderam os conceitos das pirâmides, conhecendo suas dimensões, por meio da visualização e experimentação de materiais manipuláveis, e ao relacioná-las com as vivências do cotidiano.