MORAIS, Valéria Diana Pereira Souza De et al.. Matrizes, uma abordagem através de jogos. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1353>. Acesso em: 21/11/2024 15:10
O objetivo desse pôster é apresentar a oficina “Matrizes, uma abordagem através de jogos”, que foi trabalhado no âmbito do subprojeto “A licenciatura, o ensino médio e a formação do professor” que está sendo realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. O subprojeto supracitado tem por objetivo a promoção do aluno participante em interar-se com o meio docente, focando na formação de professores do ensino médio e proporcionando uma qualidade de ensino na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto-PB. Para tal, o subprojeto PIBID elabora e executa atividades voltadas ao ensino médio, através de jogos, oficinas e gincanas, entre outras atividades. Dentre as atividades do subprojeto, destacamos neste pôster a apresentação da oficina “Matrizes, uma abordagem através de jogos”, que foi exposto aos alunos. Para uma melhor compreensão da oficina foi elaborada uma sequência metodológica dividida em dois momentos: no primeiro momento foi feita uma revisão do conteúdo de matrizes e no segundo momento uma abordagem dos jogos: “FORMANDO MATRIZES” e o “QUADRADO MÁGICO”. Tal atividade despertou o interesse dos alunos em investigar e estudar mais sobre o conteúdo de matrizes. Ao elaborar e desenvolver atividades nessa perspectiva, objetivamos apresentar alternativas para enfrentar as dificuldades de aprendizagem matemática inerentes aos conteúdos do Ensino Médio, rompendo com um ensino desprovido de significado, descontextualizado, em que o aluno é um mero expectador. Nesse sentido, o objetivo de se trabalhar os conteúdos do Ensino Médio por meio de jogos desperta o interesse investigativo do aluno, no qual o torna capaz de suprir suas dúvidas na aprendizagem da matemática.