MATRIZES, UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE JOGOS
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1353 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "MATRIZES, UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE JOGOS" "resumo" => "O objetivo desse pôster é apresentar a oficina “Matrizes, uma abordagem através de jogos”, que foi trabalhado no âmbito do subprojeto “A licenciatura, o ensino médio e a formação do professor” que está sendo realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. O subprojeto supracitado tem por objetivo a promoção do aluno participante em interar-se com o meio docente, focando na formação de professores do ensino médio e proporcionando uma qualidade de ensino na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto-PB. Para tal, o subprojeto PIBID elabora e executa atividades voltadas ao ensino médio, através de jogos, oficinas e gincanas, entre outras atividades. Dentre as atividades do subprojeto, destacamos neste pôster a apresentação da oficina “Matrizes, uma abordagem através de jogos”, que foi exposto aos alunos. Para uma melhor compreensão da oficina foi elaborada uma sequência metodológica dividida em dois momentos: no primeiro momento foi feita uma revisão do conteúdo de matrizes e no segundo momento uma abordagem dos jogos: “FORMANDO MATRIZES” e o “QUADRADO MÁGICO”. Tal atividade despertou o interesse dos alunos em investigar e estudar mais sobre o conteúdo de matrizes. Ao elaborar e desenvolver atividades nessa perspectiva, objetivamos apresentar alternativas para enfrentar as dificuldades de aprendizagem matemática inerentes aos conteúdos do Ensino Médio, rompendo com um ensino desprovido de significado, descontextualizado, em que o aluno é um mero expectador. Nesse sentido, o objetivo de se trabalhar os conteúdos do Ensino Médio por meio de jogos desperta o interesse investigativo do aluno, no qual o torna capaz de suprir suas dúvidas na aprendizagem da matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "MATRIZES, JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO - APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_26.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DIANA PEREIRA SOUZA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA MORAIS" "autor_email" => "leria_diana@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1353 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "MATRIZES, UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE JOGOS" "resumo" => "O objetivo desse pôster é apresentar a oficina “Matrizes, uma abordagem através de jogos”, que foi trabalhado no âmbito do subprojeto “A licenciatura, o ensino médio e a formação do professor” que está sendo realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. O subprojeto supracitado tem por objetivo a promoção do aluno participante em interar-se com o meio docente, focando na formação de professores do ensino médio e proporcionando uma qualidade de ensino na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto-PB. Para tal, o subprojeto PIBID elabora e executa atividades voltadas ao ensino médio, através de jogos, oficinas e gincanas, entre outras atividades. Dentre as atividades do subprojeto, destacamos neste pôster a apresentação da oficina “Matrizes, uma abordagem através de jogos”, que foi exposto aos alunos. Para uma melhor compreensão da oficina foi elaborada uma sequência metodológica dividida em dois momentos: no primeiro momento foi feita uma revisão do conteúdo de matrizes e no segundo momento uma abordagem dos jogos: “FORMANDO MATRIZES” e o “QUADRADO MÁGICO”. Tal atividade despertou o interesse dos alunos em investigar e estudar mais sobre o conteúdo de matrizes. Ao elaborar e desenvolver atividades nessa perspectiva, objetivamos apresentar alternativas para enfrentar as dificuldades de aprendizagem matemática inerentes aos conteúdos do Ensino Médio, rompendo com um ensino desprovido de significado, descontextualizado, em que o aluno é um mero expectador. Nesse sentido, o objetivo de se trabalhar os conteúdos do Ensino Médio por meio de jogos desperta o interesse investigativo do aluno, no qual o torna capaz de suprir suas dúvidas na aprendizagem da matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "MATRIZES, JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO - APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_26.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA DIANA PEREIRA SOUZA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA MORAIS" "autor_email" => "leria_diana@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }