Neste trabalho, buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática em sala de aula, focando em estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular em Mossoró - RN. Com o auxílio de algumas atividades fundamentadas no livro de Victor Katz, Negative Numbers, que são: Numerais Chineses e Quadro Chinês de Contagem, atividades estas baseadas no conteúdo histórico, buscamos então os seguintes objetivos: identificar qual o potencial pedagógico que a História da Matemática tem em sala de aula; identificar as formas de participação dos alunos durante a realização de atividades; investigar mudanças de participação e consequente aprendizagem desses estudantes na sala de aula, buscando compreender como a presença da História da Matemática contribui para que ocorressem tais mudanças; introduzir o conceito de Números Inteiros e identificar e compreender o uso dos números negativos, através de atividades históricas. A metodologia utilizada foi dividida em dois momentos, primeiramente fizemos um resgate histórico do conteúdo trabalhado e aplicamos uma atividade para avaliarmos o nível da turma. No segundo momento, aplicamos as atividades citadas, em virtude da sua utilização, procuramos identificar a participação e aprendizagem dos alunos durante a aplicação das mesmas. Assim, observamos como a história da matemática abordada por meio de atividades históricas, pode ser uma ferramenta eficaz para atingir os objetivos propostos. Além das atividades históricas, também aplicamos outra atividade final para analisarmos e compararmos os resultados obtidos com a primeira atividade e com as atividades históricas propostas. Como resultado, verificou-se que, ao longo do desenvolvimento das atividades com a presença da História da Matemática, várias potencialidades pedagógicas desta se fizeram presentes e que essas atividades colaboraram para a mudança de participação e consequente aprendizagem dos alunos.