Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA

Palavra-chaves: TRIGONOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PIBID Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Na sociedade atual a evolução tecnológica e o acentuado desenvolvimento social, têm exigido do processo educativo a formação de um novo cidadão repleto de competências e habilidades. Este desafio também deve ser superado pelos educadores matemáticos, uma vez que, ler e interpretar os domínios da matemática vem a ser uma dessas competências. Para tal realização, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma no que diz respeito ao ato de ensinar matemática, tendo em vista uma inovação capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e reflexivas. O PIBID é um programa que traz a interação entre universidade e escola de educação básica como recurso para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem, já que incentiva no futuro professor esta nova postura. Uma proposta que visou tal melhoramento foi a utilização do Relógio Trigonométrico para o estudo da Trigonometria. O “Relógio Trigonométrico” é uma ferramenta criada por alunos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, mediante desafio proposto na disciplina Projetos Integradores II, sendo idealizado para medir seno cosseno e tangente de qualquer ângulo entre 0 e 90 graus. Tendo visto sua eficácia, ele foi utilizado em intervenção do PIBID em turmas do 2º ano da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, conveniada ao Programa. A intervenção teve seu início com a apresentação da ferramenta, com explanação da sua criação e função. Posteriormente foi proposta a construção, pelos alunos, de um exemplar do Relógio e finalizando com a resolução de questões simples contemplando a real função da ferramenta permitindo aos alunos fazerem conexões com situações do dia-a-dia, visto que podemos fazer várias relações entre tempo e graus. Por medida de avaliação, fez-se um debate sobre aquela atividade diferenciada em sala de aula no qual os alunos demonstraram grande satisfação, tendo dito que aquela intervenção possibilitou para eles a fixação e revisão dos conteúdos e para outros, dúvidas sobre o conteúdo foram tiradas. Há de se falar ainda que o trabalho do conteúdo matemático por meio de diversas metodologias é capaz de alcançar maior público e, principalmente aquele que geralmente apresenta maior dificuldade na disciplina de matemática.

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