Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA

Palavra-chaves: TRIGONOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PIBID Pôster (PO) 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2012-11-23 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1181
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "Na sociedade atual a evolução tecnológica e o acentuado desenvolvimento social, têm exigido do processo educativo a formação de um novo cidadão repleto de competências e habilidades. Este desafio também deve ser superado pelos educadores matemáticos, uma vez que, ler e interpretar os domínios da matemática vem a ser uma dessas competências. Para tal realização, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma no que diz respeito ao ato de ensinar matemática, tendo em vista uma inovação capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e reflexivas. O PIBID é um programa que traz a interação entre universidade e escola de educação básica como recurso para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem, já que incentiva no futuro professor esta nova postura. Uma proposta que visou tal melhoramento foi a utilização do Relógio Trigonométrico para o estudo da Trigonometria. O “Relógio Trigonométrico” é uma ferramenta criada por alunos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, mediante desafio proposto na disciplina Projetos Integradores II, sendo idealizado para medir seno cosseno e tangente de qualquer ângulo entre 0 e 90 graus. Tendo visto sua eficácia, ele foi utilizado em intervenção do PIBID em turmas do 2º ano da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, conveniada ao Programa. A intervenção teve seu início com a apresentação da ferramenta, com explanação da sua criação e função. Posteriormente foi proposta a construção, pelos alunos, de um exemplar do Relógio e finalizando com a resolução de questões simples contemplando a real função da ferramenta permitindo aos alunos fazerem conexões com situações do dia-a-dia, visto que podemos fazer várias relações entre tempo e graus. Por medida de avaliação, fez-se um debate sobre aquela atividade diferenciada em sala de aula no qual os alunos demonstraram grande satisfação, tendo dito que aquela intervenção possibilitou para eles a fixação e revisão dos conteúdos e para outros, dúvidas sobre o conteúdo foram tiradas. Há de se falar ainda que o trabalho do conteúdo matemático por meio de diversas metodologias é capaz de alcançar maior público e, principalmente aquele que geralmente apresenta maior dificuldade na disciplina de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_572.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO MARINHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINHO"
    "autor_email" => "cristiano.cms.mat@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1181
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA"
    "resumo" => "Na sociedade atual a evolução tecnológica e o acentuado desenvolvimento social, têm exigido do processo educativo a formação de um novo cidadão repleto de competências e habilidades. Este desafio também deve ser superado pelos educadores matemáticos, uma vez que, ler e interpretar os domínios da matemática vem a ser uma dessas competências. Para tal realização, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma no que diz respeito ao ato de ensinar matemática, tendo em vista uma inovação capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e reflexivas. O PIBID é um programa que traz a interação entre universidade e escola de educação básica como recurso para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem, já que incentiva no futuro professor esta nova postura. Uma proposta que visou tal melhoramento foi a utilização do Relógio Trigonométrico para o estudo da Trigonometria. O “Relógio Trigonométrico” é uma ferramenta criada por alunos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, mediante desafio proposto na disciplina Projetos Integradores II, sendo idealizado para medir seno cosseno e tangente de qualquer ângulo entre 0 e 90 graus. Tendo visto sua eficácia, ele foi utilizado em intervenção do PIBID em turmas do 2º ano da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, conveniada ao Programa. A intervenção teve seu início com a apresentação da ferramenta, com explanação da sua criação e função. Posteriormente foi proposta a construção, pelos alunos, de um exemplar do Relógio e finalizando com a resolução de questões simples contemplando a real função da ferramenta permitindo aos alunos fazerem conexões com situações do dia-a-dia, visto que podemos fazer várias relações entre tempo e graus. Por medida de avaliação, fez-se um debate sobre aquela atividade diferenciada em sala de aula no qual os alunos demonstraram grande satisfação, tendo dito que aquela intervenção possibilitou para eles a fixação e revisão dos conteúdos e para outros, dúvidas sobre o conteúdo foram tiradas. Há de se falar ainda que o trabalho do conteúdo matemático por meio de diversas metodologias é capaz de alcançar maior público e, principalmente aquele que geralmente apresenta maior dificuldade na disciplina de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_572.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO MARINHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINHO"
    "autor_email" => "cristiano.cms.mat@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Na sociedade atual a evolução tecnológica e o acentuado desenvolvimento social, têm exigido do processo educativo a formação de um novo cidadão repleto de competências e habilidades. Este desafio também deve ser superado pelos educadores matemáticos, uma vez que, ler e interpretar os domínios da matemática vem a ser uma dessas competências. Para tal realização, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma no que diz respeito ao ato de ensinar matemática, tendo em vista uma inovação capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e reflexivas. O PIBID é um programa que traz a interação entre universidade e escola de educação básica como recurso para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem, já que incentiva no futuro professor esta nova postura. Uma proposta que visou tal melhoramento foi a utilização do Relógio Trigonométrico para o estudo da Trigonometria. O “Relógio Trigonométrico” é uma ferramenta criada por alunos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, mediante desafio proposto na disciplina Projetos Integradores II, sendo idealizado para medir seno cosseno e tangente de qualquer ângulo entre 0 e 90 graus. Tendo visto sua eficácia, ele foi utilizado em intervenção do PIBID em turmas do 2º ano da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, conveniada ao Programa. A intervenção teve seu início com a apresentação da ferramenta, com explanação da sua criação e função. Posteriormente foi proposta a construção, pelos alunos, de um exemplar do Relógio e finalizando com a resolução de questões simples contemplando a real função da ferramenta permitindo aos alunos fazerem conexões com situações do dia-a-dia, visto que podemos fazer várias relações entre tempo e graus. Por medida de avaliação, fez-se um debate sobre aquela atividade diferenciada em sala de aula no qual os alunos demonstraram grande satisfação, tendo dito que aquela intervenção possibilitou para eles a fixação e revisão dos conteúdos e para outros, dúvidas sobre o conteúdo foram tiradas. Há de se falar ainda que o trabalho do conteúdo matemático por meio de diversas metodologias é capaz de alcançar maior público e, principalmente aquele que geralmente apresenta maior dificuldade na disciplina de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.