RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1181 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA" "resumo" => "Na sociedade atual a evolução tecnológica e o acentuado desenvolvimento social, têm exigido do processo educativo a formação de um novo cidadão repleto de competências e habilidades. Este desafio também deve ser superado pelos educadores matemáticos, uma vez que, ler e interpretar os domínios da matemática vem a ser uma dessas competências. Para tal realização, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma no que diz respeito ao ato de ensinar matemática, tendo em vista uma inovação capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e reflexivas. O PIBID é um programa que traz a interação entre universidade e escola de educação básica como recurso para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem, já que incentiva no futuro professor esta nova postura. Uma proposta que visou tal melhoramento foi a utilização do Relógio Trigonométrico para o estudo da Trigonometria. O “Relógio Trigonométrico” é uma ferramenta criada por alunos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, mediante desafio proposto na disciplina Projetos Integradores II, sendo idealizado para medir seno cosseno e tangente de qualquer ângulo entre 0 e 90 graus. Tendo visto sua eficácia, ele foi utilizado em intervenção do PIBID em turmas do 2º ano da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, conveniada ao Programa. A intervenção teve seu início com a apresentação da ferramenta, com explanação da sua criação e função. Posteriormente foi proposta a construção, pelos alunos, de um exemplar do Relógio e finalizando com a resolução de questões simples contemplando a real função da ferramenta permitindo aos alunos fazerem conexões com situações do dia-a-dia, visto que podemos fazer várias relações entre tempo e graus. Por medida de avaliação, fez-se um debate sobre aquela atividade diferenciada em sala de aula no qual os alunos demonstraram grande satisfação, tendo dito que aquela intervenção possibilitou para eles a fixação e revisão dos conteúdos e para outros, dúvidas sobre o conteúdo foram tiradas. Há de se falar ainda que o trabalho do conteúdo matemático por meio de diversas metodologias é capaz de alcançar maior público e, principalmente aquele que geralmente apresenta maior dificuldade na disciplina de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_572.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO MARINHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINHO" "autor_email" => "cristiano.cms.mat@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1181 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA" "resumo" => "Na sociedade atual a evolução tecnológica e o acentuado desenvolvimento social, têm exigido do processo educativo a formação de um novo cidadão repleto de competências e habilidades. Este desafio também deve ser superado pelos educadores matemáticos, uma vez que, ler e interpretar os domínios da matemática vem a ser uma dessas competências. Para tal realização, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma no que diz respeito ao ato de ensinar matemática, tendo em vista uma inovação capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e reflexivas. O PIBID é um programa que traz a interação entre universidade e escola de educação básica como recurso para o melhoramento do processo ensino-aprendizagem, já que incentiva no futuro professor esta nova postura. Uma proposta que visou tal melhoramento foi a utilização do Relógio Trigonométrico para o estudo da Trigonometria. O “Relógio Trigonométrico” é uma ferramenta criada por alunos do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, mediante desafio proposto na disciplina Projetos Integradores II, sendo idealizado para medir seno cosseno e tangente de qualquer ângulo entre 0 e 90 graus. Tendo visto sua eficácia, ele foi utilizado em intervenção do PIBID em turmas do 2º ano da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, conveniada ao Programa. A intervenção teve seu início com a apresentação da ferramenta, com explanação da sua criação e função. Posteriormente foi proposta a construção, pelos alunos, de um exemplar do Relógio e finalizando com a resolução de questões simples contemplando a real função da ferramenta permitindo aos alunos fazerem conexões com situações do dia-a-dia, visto que podemos fazer várias relações entre tempo e graus. Por medida de avaliação, fez-se um debate sobre aquela atividade diferenciada em sala de aula no qual os alunos demonstraram grande satisfação, tendo dito que aquela intervenção possibilitou para eles a fixação e revisão dos conteúdos e para outros, dúvidas sobre o conteúdo foram tiradas. Há de se falar ainda que o trabalho do conteúdo matemático por meio de diversas metodologias é capaz de alcançar maior público e, principalmente aquele que geralmente apresenta maior dificuldade na disciplina de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_572.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO MARINHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINHO" "autor_email" => "cristiano.cms.mat@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }