PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE GESTANTES: AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PLANO DE PARTO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121992 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE GESTANTES: AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PLANO DE PARTO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA" "resumo" => "Introdução: O plano de parto é um documento elaborado pela gestante, junto a profissionais da saúde, que busca refletir e compreender as necessidades das mulheres quanto às suas preferências para o momento do parto. Diante da desinformação e da insegurança que ainda cercam esse processo, ações educativas na atenção primária tornam-se fundamentais para ampliar o acesso ao conhecimento e incentivar a autonomia, favorecendo a participação ativa da mulher. Objetivo: Descrever o processo de planejamento e implementação de uma ação educativa entre estudantes de enfermagem e preceptores da atenção primária com foco na sensibilização sobre o plano de parto e incentivar sua elaboração entre as gestantes. Método: Relato de experiência de discentes de Enfermagem, referente a uma Intervenção Educativa em Saúde com gestantes em uma Unidade de Saúde da Família do Recife. A atividade foi planejada com material de apoio ilustrado sobre o plano de parto e discutiu-se em grupo temas relacionados ao parto, puerpério e planejamento reprodutivo e familiar, promovendo também a troca de experiências entre as participantes. Resultados: Observou-se maior protagonismo feminino na gestação, o fortalecimento da relação entre gestantes e equipe de saúde, além de mais segurança e conhecimento sobre seus direitos. Ademais, a ação revelou a viabilidade de incorporar o plano de parto no pré-natal e em grupos de gestantes, associando-o a práticas educativas e ao trabalho educativo do enfermeiro. Conclusão: A intervenção contribuiu para a autonomia das gestantes, promovendo uma assistência humanizada e alinhada às suas preferências. Notou-se maior preparo das participantes para o parto, além do estímulo ao diálogo com a equipe de saúde. Contribuições/implicações para Enfermagem ou Saúde: A ação destaca a importância da enfermagem na promoção do cuidado humanizado, incentivando práticas educativas que fortaleçam o destaque feminino, ampliam o vínculo com a equipe de saúde e qualificam a assistência no pré-natal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID368_TB170_25042025110248.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA VASCONCELOS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mevasconcelos41@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121992 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE GESTANTES: AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PLANO DE PARTO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA" "resumo" => "Introdução: O plano de parto é um documento elaborado pela gestante, junto a profissionais da saúde, que busca refletir e compreender as necessidades das mulheres quanto às suas preferências para o momento do parto. Diante da desinformação e da insegurança que ainda cercam esse processo, ações educativas na atenção primária tornam-se fundamentais para ampliar o acesso ao conhecimento e incentivar a autonomia, favorecendo a participação ativa da mulher. Objetivo: Descrever o processo de planejamento e implementação de uma ação educativa entre estudantes de enfermagem e preceptores da atenção primária com foco na sensibilização sobre o plano de parto e incentivar sua elaboração entre as gestantes. Método: Relato de experiência de discentes de Enfermagem, referente a uma Intervenção Educativa em Saúde com gestantes em uma Unidade de Saúde da Família do Recife. A atividade foi planejada com material de apoio ilustrado sobre o plano de parto e discutiu-se em grupo temas relacionados ao parto, puerpério e planejamento reprodutivo e familiar, promovendo também a troca de experiências entre as participantes. Resultados: Observou-se maior protagonismo feminino na gestação, o fortalecimento da relação entre gestantes e equipe de saúde, além de mais segurança e conhecimento sobre seus direitos. Ademais, a ação revelou a viabilidade de incorporar o plano de parto no pré-natal e em grupos de gestantes, associando-o a práticas educativas e ao trabalho educativo do enfermeiro. Conclusão: A intervenção contribuiu para a autonomia das gestantes, promovendo uma assistência humanizada e alinhada às suas preferências. Notou-se maior preparo das participantes para o parto, além do estímulo ao diálogo com a equipe de saúde. Contribuições/implicações para Enfermagem ou Saúde: A ação destaca a importância da enfermagem na promoção do cuidado humanizado, incentivando práticas educativas que fortaleçam o destaque feminino, ampliam o vínculo com a equipe de saúde e qualificam a assistência no pré-natal." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID368_TB170_25042025110248.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA VASCONCELOS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mevasconcelos41@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }