Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

USO DE MATERIAIS CONCRETOS SOB PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM GEOPLANO NO INSTITUTO DOS CEGOS DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA VISUAL Relato de Experiência (RE) 13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)
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Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este relato é fruto de uma pesquisa de conclusão de curso realizada no Instituto dos Cegos de Campina Grande. Descrevemos uma experiência vivenciada com a aluna Maria Lúcia que perdeu a visão há três anos e apresentava dificuldades em abstrair ideias matemáticas. Tal experiência se deu com o uso do Geoplano com o propósito de abordar conceitos de área e de figuras planas, já que Maria Lúcia nunca tivera estudado tal conteúdo. A partir de tal trabalho, percebemos o quanto o tato dos cegos é apurado, o que comprova que a falta de visão não proíbe que a aprendizagem seja efetivada com sucesso, pois estas pessoas têm uma enorme capacidade para adquirir informações.

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