DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS MÓVEIS COM VISÃO COMPUTACIONAL: UM PROJETO DE INCLUSÃO E ENGAJAMENTO NA ROBÓTICA EDUCACIONAL
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121407 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS MÓVEIS COM VISÃO COMPUTACIONAL: UM PROJETO DE INCLUSÃO E ENGAJAMENTO NA ROBÓTICA EDUCACIONAL" "resumo" => "Este artigo apresenta a aplicação da robótica educacional por meio do desenvolvimento de um robô móvel com visão computacional de baixo custo, tendo o Raspberry Pi como plataforma central no projeto "ROBÓTICA EDUCACIONAL: Aprendizagem prática na montagem de robô móvel com visão computacional de baixo custo", que é uma iniciativa institucionalizada por meio do Edital 23/2024, PVZN, no campus Porto Velho Zona Norte. Atualmente na fase de implementação, o projeto envolve a participação ativa dos estudantes na montagem e programação do robô, utilizando componentes acessíveis e software de código aberto. Ao longo do processo, são abordados conceitos fundamentais de eletrônica, algoritmos de visão computacional e técnicas de navegação autônoma, proporcionando uma experiência prática e interativa que estimula o aprendizado ativo e o desenvolvimento de habilidades técnicas. Os resultados parciais obtidos até o momento indicam que a construção do protótipo tem contribuído significativamente para o engajamento dos estudantes, tornando conceitos abstratos mais claros e fortalecendo a interdisciplinaridade entre matemática, física e programação. Também foi possível observar uma evolução na autonomia dos participantes, que demonstraram maior segurança na resolução de desafios técnicos e na aplicação dos conhecimentos adquiridos em novas situações. A experiência tem evidenciado o potencial da robótica educacional como ferramenta pedagógica, ampliando as possibilidades de ensino e incentivando o interesse pela tecnologia. A abordagem prática tem se mostrado eficaz na facilitação da compreensão dos conteúdos e na promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativa e criativa, aspectos essenciais para a formação de futuros profissionais da área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1223_TB206_10032025205151.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCEL LEITE RIOS" "autor_nome_curto" => "Marcel Rios" "autor_email" => "marcel.rios@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121407 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 206 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS MÓVEIS COM VISÃO COMPUTACIONAL: UM PROJETO DE INCLUSÃO E ENGAJAMENTO NA ROBÓTICA EDUCACIONAL" "resumo" => "Este artigo apresenta a aplicação da robótica educacional por meio do desenvolvimento de um robô móvel com visão computacional de baixo custo, tendo o Raspberry Pi como plataforma central no projeto "ROBÓTICA EDUCACIONAL: Aprendizagem prática na montagem de robô móvel com visão computacional de baixo custo", que é uma iniciativa institucionalizada por meio do Edital 23/2024, PVZN, no campus Porto Velho Zona Norte. Atualmente na fase de implementação, o projeto envolve a participação ativa dos estudantes na montagem e programação do robô, utilizando componentes acessíveis e software de código aberto. Ao longo do processo, são abordados conceitos fundamentais de eletrônica, algoritmos de visão computacional e técnicas de navegação autônoma, proporcionando uma experiência prática e interativa que estimula o aprendizado ativo e o desenvolvimento de habilidades técnicas. Os resultados parciais obtidos até o momento indicam que a construção do protótipo tem contribuído significativamente para o engajamento dos estudantes, tornando conceitos abstratos mais claros e fortalecendo a interdisciplinaridade entre matemática, física e programação. Também foi possível observar uma evolução na autonomia dos participantes, que demonstraram maior segurança na resolução de desafios técnicos e na aplicação dos conhecimentos adquiridos em novas situações. A experiência tem evidenciado o potencial da robótica educacional como ferramenta pedagógica, ampliando as possibilidades de ensino e incentivando o interesse pela tecnologia. A abordagem prática tem se mostrado eficaz na facilitação da compreensão dos conteúdos e na promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativa e criativa, aspectos essenciais para a formação de futuros profissionais da área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Educação e Tecnologia: Interseção entre educação, ciência e tecnologias." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID1223_TB206_10032025205151.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCEL LEITE RIOS" "autor_nome_curto" => "Marcel Rios" "autor_email" => "marcel.rios@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }