Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

RELATO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ESTUDOS EM GRUPO IV PROJETO OFICINAS DE BRINCAR “MUSICALIZAÇÃO”

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121386
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ESTUDOS EM GRUPO IV PROJETO OFICINAS DE BRINCAR “MUSICALIZAÇÃO”"
    "resumo" => "RESUMO: O presente relato de experiência é referente ao Projeto Oficinas de Brincar, uma atividade integrada da disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo do 4º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto versa sobre a temática do brincar: a criança, a infância, o brinquedo e a escola. O percurso metodológico desse relato adveio pela pesquisa pedagógica Oficinas de Brincar Exploração das Múltiplas Linguagens da Infância, com vivências didáticas e formativas na Educação Infantil. Tendo por embasamento teórico Lev Vygotsky e Tizuko Morchida Kishimoto, os quais afirmaram que o momento de brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, assim como para a sua aprendizagem. Este relato destaca em específico a “Musicalização” como uma ferramenta pedagógica, ressaltando a importância da música e suas contribuições para a educação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID905_TB179_10032025120453.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA LEOCÁDIA DA LUZ ABREU"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patricialeocadiaabreu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121386
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ESTUDOS EM GRUPO IV PROJETO OFICINAS DE BRINCAR “MUSICALIZAÇÃO”"
    "resumo" => "RESUMO: O presente relato de experiência é referente ao Projeto Oficinas de Brincar, uma atividade integrada da disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo do 4º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto versa sobre a temática do brincar: a criança, a infância, o brinquedo e a escola. O percurso metodológico desse relato adveio pela pesquisa pedagógica Oficinas de Brincar Exploração das Múltiplas Linguagens da Infância, com vivências didáticas e formativas na Educação Infantil. Tendo por embasamento teórico Lev Vygotsky e Tizuko Morchida Kishimoto, os quais afirmaram que o momento de brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, assim como para a sua aprendizagem. Este relato destaca em específico a “Musicalização” como uma ferramenta pedagógica, ressaltando a importância da música e suas contribuições para a educação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD4_ID905_TB179_10032025120453.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA LEOCÁDIA DA LUZ ABREU"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patricialeocadiaabreu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

RESUMO: O presente relato de experiência é referente ao Projeto Oficinas de Brincar, uma atividade integrada da disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo do 4º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto versa sobre a temática do brincar: a criança, a infância, o brinquedo e a escola. O percurso metodológico desse relato adveio pela pesquisa pedagógica Oficinas de Brincar Exploração das Múltiplas Linguagens da Infância, com vivências didáticas e formativas na Educação Infantil. Tendo por embasamento teórico Lev Vygotsky e Tizuko Morchida Kishimoto, os quais afirmaram que o momento de brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, assim como para a sua aprendizagem. Este relato destaca em específico a “Musicalização” como uma ferramenta pedagógica, ressaltando a importância da música e suas contribuições para a educação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.