Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

CORRENTES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

A pesquisa analisa três das correntes ou concepções da Educação Ambiental (EA): Pragmática, Crítica e Ecopedagógica. A análise foi baseada em revisão de literatura, a qual contemplou autores de referência na temática, tais como Gadotti (2001), Guimarães (2013), Layrargues (1999), Loureiro (2006; 2007); Sauvé (2005) e Tozoni-Reis (2012). Foram analisadas as correntes Pragmática (na qual a solução de problemas ambientais é uma atividade-fim, sem fomentar temas geradores para discussões mais profundas, Crítica (voltada aos interesses populares, como emancipação, igualdade social e qualidade de vida) e Ecopedagógica (voltada ao desenvolvimento sustentável). Os resultados apontam que essas correntes não são estanques, uma vez que, apesar das particularidades, existem convergências entre elas. Não se trata de eleger uma ou outra corrente como caminho único, mas procurar entender seus acertos para uma melhor prática da EA a fim de contribuir na solução da crise ambiental planetária.

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