Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121293
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 782
    "titulo" => "ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O artigo relata a implementação de dois cursos de formação para professores em 2024, no contexto do mestrado das autoras, ambos utilizando metodologias ativas. O curso "Gamificação e Alfabetização no TEA" focou na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista, empregando jogos e gamificação. Os participantes, majoritariamente da Educação Especial, reconheceram seu potencial para engajar estudantes, destacando a atividade gamificada via aplicativo como a mais eficaz. Já o "Curso de Extensão em Cultura Maker" abordou essa cultura para incentivar o protagonismo estudantil, reunindo professores da rede municipal de Caxias do Sul em três encontros síncronos. Apesar da preferência de alguns pelo formato presencial, a modalidade on-line foi bem recebida. Ambos os cursos evidenciaram a importância das metodologias ativas na formação docente, estimulando a participação, a troca de experiências e a reflexão sobre práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID782_TB58_25022025193228.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA GOULART DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancags@edu.nh.rs.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121293
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 782
    "titulo" => "ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O artigo relata a implementação de dois cursos de formação para professores em 2024, no contexto do mestrado das autoras, ambos utilizando metodologias ativas. O curso "Gamificação e Alfabetização no TEA" focou na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista, empregando jogos e gamificação. Os participantes, majoritariamente da Educação Especial, reconheceram seu potencial para engajar estudantes, destacando a atividade gamificada via aplicativo como a mais eficaz. Já o "Curso de Extensão em Cultura Maker" abordou essa cultura para incentivar o protagonismo estudantil, reunindo professores da rede municipal de Caxias do Sul em três encontros síncronos. Apesar da preferência de alguns pelo formato presencial, a modalidade on-line foi bem recebida. Ambos os cursos evidenciaram a importância das metodologias ativas na formação docente, estimulando a participação, a troca de experiências e a reflexão sobre práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID782_TB58_25022025193228.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA GOULART DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancags@edu.nh.rs.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O artigo relata a implementação de dois cursos de formação para professores em 2024, no contexto do mestrado das autoras, ambos utilizando metodologias ativas. O curso "Gamificação e Alfabetização no TEA" focou na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista, empregando jogos e gamificação. Os participantes, majoritariamente da Educação Especial, reconheceram seu potencial para engajar estudantes, destacando a atividade gamificada via aplicativo como a mais eficaz. Já o "Curso de Extensão em Cultura Maker" abordou essa cultura para incentivar o protagonismo estudantil, reunindo professores da rede municipal de Caxias do Sul em três encontros síncronos. Apesar da preferência de alguns pelo formato presencial, a modalidade on-line foi bem recebida. Ambos os cursos evidenciaram a importância das metodologias ativas na formação docente, estimulando a participação, a troca de experiências e a reflexão sobre práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.