FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) NA PERSPECTIVA CRÍTICA: VIVÊNCIAS PROPOSTAS PELO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120586 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) NA PERSPECTIVA CRÍTICA: VIVÊNCIAS PROPOSTAS PELO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel fundamental na formação inicial docente, ao aproximar os(as) licenciandos(os) da realidade escolar desde a graduação. Na área de Educação Física, o programa oferece experiências práticas que complementam a teoria aprendida em sala de aula, permitindo explorar abordagens pedagógicas que valorizam os aspectos lúdicos, culturais e sociais do movimento humano. Isso amplia a visão dos(as) futuros(as) docentes sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos(as) estudantes, considerando não apenas a dimensão física, mas também os aspectos psicológicos, culturais e sociais. O presente estudo tem por objetivo de analisar a influência do PIBID subprojeto Educação Física para a formação crítica e transformadora de licenciandos(as) e preceptores(as). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, sendo realizada através de um questionário online, aplicado, com licenciandos(as) e professores(as) envolvidos(as) no programa. O questionário buscou compreender as percepções sobre os desafios enfrentados, as oportunidades oferecidas e o impacto do programa na formação docente. Os resultados destacaram a importância do contato com diferentes realidades escolares e as trocas de experiências com professores(as) mais experientes, proporcionando uma formação contextualizada e coerente com a realidade escolar, indicando, que o PIBID fortalece o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, criativas e adaptáveis, colaborando para a formação de professores(as) atentos(as) a diversidade e os desafios da docência. Ao estimular uma postura reflexiva e inovadora, o programa se consolida como uma ferramenta essencial para a construção de uma Educação Física mais crítica e transformadora, contribuindo significativamente para a formação de professores(as) mais comprometidos(as) com uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID477_TB256_08032025220357.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DE SOUZA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrieldsdc2.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120586 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 477 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) NA PERSPECTIVA CRÍTICA: VIVÊNCIAS PROPOSTAS PELO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel fundamental na formação inicial docente, ao aproximar os(as) licenciandos(os) da realidade escolar desde a graduação. Na área de Educação Física, o programa oferece experiências práticas que complementam a teoria aprendida em sala de aula, permitindo explorar abordagens pedagógicas que valorizam os aspectos lúdicos, culturais e sociais do movimento humano. Isso amplia a visão dos(as) futuros(as) docentes sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos(as) estudantes, considerando não apenas a dimensão física, mas também os aspectos psicológicos, culturais e sociais. O presente estudo tem por objetivo de analisar a influência do PIBID subprojeto Educação Física para a formação crítica e transformadora de licenciandos(as) e preceptores(as). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, sendo realizada através de um questionário online, aplicado, com licenciandos(as) e professores(as) envolvidos(as) no programa. O questionário buscou compreender as percepções sobre os desafios enfrentados, as oportunidades oferecidas e o impacto do programa na formação docente. Os resultados destacaram a importância do contato com diferentes realidades escolares e as trocas de experiências com professores(as) mais experientes, proporcionando uma formação contextualizada e coerente com a realidade escolar, indicando, que o PIBID fortalece o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, criativas e adaptáveis, colaborando para a formação de professores(as) atentos(as) a diversidade e os desafios da docência. Ao estimular uma postura reflexiva e inovadora, o programa se consolida como uma ferramenta essencial para a construção de uma Educação Física mais crítica e transformadora, contribuindo significativamente para a formação de professores(as) mais comprometidos(as) com uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID477_TB256_08032025220357.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DE SOUZA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrieldsdc2.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }