UMA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: A APROXIMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA - RS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120506 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "UMA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: A APROXIMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA - RS" "resumo" => "O ensino médio no Brasil tem como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, preparando os alunos para o mercado de trabalho e para ingressar no ensino superior. Dentro desta perspectiva do Ensino Médio, o componente curricular de Educação Física pode desempenhar um papel relevante, trabalhando no desenvolvimento integral do aluno, abordando aspectos físicos, sociais e emocionais. Fazendo uma relação entre a Educação Física no Ensino Médio e o seu contexto, este componente curricular promove a saúde e qualidade de vida aos estudantes, desenvolvendo habilidades motoras e capacidades físicas, integrando conhecimento teórico - prático sobre a cultura corporal, contribuindo para a formação integral dos jovens através das práticas esportivas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência da aproximação da Universidade/Licenciatura em Educação Física com escolas Públicas de Ensino Médio de Uruguaiana. De metodologia do tipo de pesquisa-ação com abordagem qualitativa. As aulas consistiam em duas partes: a parte teórica, onde era aplicado um questionário com questões de conhecimentos gerais da educação física e ao final algumas questões de Educação Física do Enem. E a parte prática: onde foi introduzido o handebol de forma gradual, combinando o ensino do esporte com dinâmicas voltadas ao trabalho em equipe e reflexões sobre o futuro acadêmico. Dessa maneira, observamos que o engajamento dos alunos aumentou significativamente quando as aulas foram estruturadas de maneira dinâmica e interativa, integrando teoria e prática. Esta abordagem permitiu que os alunos não só participassem das atividades físicas, mas também compreendessem melhor os fundamentos teóricos relacionados à saúde, desempenho físico e o próprio futuro acadêmico. Portanto, a proposta buscou integrar universidade e escola, apresentando possíveis oportunidades que possam enriquecer suas vidas, promovendo um acesso mais amplo ao ensino superior e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID438_TB152_10032025135137.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA BONORINO DIATEL RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "antoniaribeiro.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120506 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "UMA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA: A APROXIMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA - RS" "resumo" => "O ensino médio no Brasil tem como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, preparando os alunos para o mercado de trabalho e para ingressar no ensino superior. Dentro desta perspectiva do Ensino Médio, o componente curricular de Educação Física pode desempenhar um papel relevante, trabalhando no desenvolvimento integral do aluno, abordando aspectos físicos, sociais e emocionais. Fazendo uma relação entre a Educação Física no Ensino Médio e o seu contexto, este componente curricular promove a saúde e qualidade de vida aos estudantes, desenvolvendo habilidades motoras e capacidades físicas, integrando conhecimento teórico - prático sobre a cultura corporal, contribuindo para a formação integral dos jovens através das práticas esportivas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência da aproximação da Universidade/Licenciatura em Educação Física com escolas Públicas de Ensino Médio de Uruguaiana. De metodologia do tipo de pesquisa-ação com abordagem qualitativa. As aulas consistiam em duas partes: a parte teórica, onde era aplicado um questionário com questões de conhecimentos gerais da educação física e ao final algumas questões de Educação Física do Enem. E a parte prática: onde foi introduzido o handebol de forma gradual, combinando o ensino do esporte com dinâmicas voltadas ao trabalho em equipe e reflexões sobre o futuro acadêmico. Dessa maneira, observamos que o engajamento dos alunos aumentou significativamente quando as aulas foram estruturadas de maneira dinâmica e interativa, integrando teoria e prática. Esta abordagem permitiu que os alunos não só participassem das atividades físicas, mas também compreendessem melhor os fundamentos teóricos relacionados à saúde, desempenho físico e o próprio futuro acadêmico. Portanto, a proposta buscou integrar universidade e escola, apresentando possíveis oportunidades que possam enriquecer suas vidas, promovendo um acesso mais amplo ao ensino superior e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID438_TB152_10032025135137.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA BONORINO DIATEL RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "antoniaribeiro.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }