Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O ELEMENTO FOGO COMO NORTEADOR EM UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120759
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 953
    "titulo" => "O ELEMENTO FOGO COMO NORTEADOR EM UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A formação de professores é constituída de saberes plurais, dinâmicos que vão se construindo a partir da experiência e dos conhecimentos durante a sua formação. A interdisciplinaridade vem ganhando destaque nas discussões acerca da formação de professores, sendo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) destaca importância para desenvolver competências interdisciplinares além do conhecimento disciplinar. Esta pesquisa procura investigar a construção de uma proposta interdisciplinar por licenciandos do curso de Física, a partir de uma oficina realizada na semana acadêmica de Física de uma Universidade Federal, com a participação de 12 estudantes. A oficina foi dividida em duas partes. No primeiro momento foram apresentados aspectos gerais sobre interdisciplinaridade e a polissemia do conceito, bem como exemplos de aplicabilidade. No segundo momento, os estudantes se dividiram em pequenos grupos e cada grupo ficou responsável por desenvolver uma proposta interdisciplinar de aula de Física para o ensino médio, tendo como tema principal um dos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. O presente relato traz observações realizadas sobre o grupo responsável pelo tema fogo. A constituição de dados foi realizada a partir de anotações realizadas durante as discussões da proposta e também com a apresentação realizada pelo grupo. A análise, a partir da Análise de Conteúdo, resultou em três categorias: Constituição e organização do grupo; Conteúdo e conhecimentos; Avaliação e interdisciplinaridade. Os resultados indicam que o grupo tentou organizar um plano de aula relacionando o tema “fogo” (Termodinâmica) com a atualidade, entretanto, isso se deu de forma superficial, priorizando o conhecimento do conteúdo. O referencial teórico deste trabalho será com base na proposta da “Base de Conhecimentos” de Lee Shulman (1986). Por fim, podemos destacar a necessidade de ampliar as discussões no curso de licenciatura em Física acerca da importância da interdisciplinaridade e as formas de abordagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID953_TB497_10032025113218.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRICILA APARECIDA GRITTEM DA SIVA LINDOLM"
    "autor_nome_curto" => "Pricila Apareci"
    "autor_email" => "prigrittem@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120759
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 953
    "titulo" => "O ELEMENTO FOGO COMO NORTEADOR EM UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "A formação de professores é constituída de saberes plurais, dinâmicos que vão se construindo a partir da experiência e dos conhecimentos durante a sua formação. A interdisciplinaridade vem ganhando destaque nas discussões acerca da formação de professores, sendo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) destaca importância para desenvolver competências interdisciplinares além do conhecimento disciplinar. Esta pesquisa procura investigar a construção de uma proposta interdisciplinar por licenciandos do curso de Física, a partir de uma oficina realizada na semana acadêmica de Física de uma Universidade Federal, com a participação de 12 estudantes. A oficina foi dividida em duas partes. No primeiro momento foram apresentados aspectos gerais sobre interdisciplinaridade e a polissemia do conceito, bem como exemplos de aplicabilidade. No segundo momento, os estudantes se dividiram em pequenos grupos e cada grupo ficou responsável por desenvolver uma proposta interdisciplinar de aula de Física para o ensino médio, tendo como tema principal um dos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. O presente relato traz observações realizadas sobre o grupo responsável pelo tema fogo. A constituição de dados foi realizada a partir de anotações realizadas durante as discussões da proposta e também com a apresentação realizada pelo grupo. A análise, a partir da Análise de Conteúdo, resultou em três categorias: Constituição e organização do grupo; Conteúdo e conhecimentos; Avaliação e interdisciplinaridade. Os resultados indicam que o grupo tentou organizar um plano de aula relacionando o tema “fogo” (Termodinâmica) com a atualidade, entretanto, isso se deu de forma superficial, priorizando o conhecimento do conteúdo. O referencial teórico deste trabalho será com base na proposta da “Base de Conhecimentos” de Lee Shulman (1986). Por fim, podemos destacar a necessidade de ampliar as discussões no curso de licenciatura em Física acerca da importância da interdisciplinaridade e as formas de abordagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID953_TB497_10032025113218.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRICILA APARECIDA GRITTEM DA SIVA LINDOLM"
    "autor_nome_curto" => "Pricila Apareci"
    "autor_email" => "prigrittem@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A formação de professores é constituída de saberes plurais, dinâmicos que vão se construindo a partir da experiência e dos conhecimentos durante a sua formação. A interdisciplinaridade vem ganhando destaque nas discussões acerca da formação de professores, sendo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) destaca importância para desenvolver competências interdisciplinares além do conhecimento disciplinar. Esta pesquisa procura investigar a construção de uma proposta interdisciplinar por licenciandos do curso de Física, a partir de uma oficina realizada na semana acadêmica de Física de uma Universidade Federal, com a participação de 12 estudantes. A oficina foi dividida em duas partes. No primeiro momento foram apresentados aspectos gerais sobre interdisciplinaridade e a polissemia do conceito, bem como exemplos de aplicabilidade. No segundo momento, os estudantes se dividiram em pequenos grupos e cada grupo ficou responsável por desenvolver uma proposta interdisciplinar de aula de Física para o ensino médio, tendo como tema principal um dos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. O presente relato traz observações realizadas sobre o grupo responsável pelo tema fogo. A constituição de dados foi realizada a partir de anotações realizadas durante as discussões da proposta e também com a apresentação realizada pelo grupo. A análise, a partir da Análise de Conteúdo, resultou em três categorias: Constituição e organização do grupo; Conteúdo e conhecimentos; Avaliação e interdisciplinaridade. Os resultados indicam que o grupo tentou organizar um plano de aula relacionando o tema “fogo” (Termodinâmica) com a atualidade, entretanto, isso se deu de forma superficial, priorizando o conhecimento do conteúdo. O referencial teórico deste trabalho será com base na proposta da “Base de Conhecimentos” de Lee Shulman (1986). Por fim, podemos destacar a necessidade de ampliar as discussões no curso de licenciatura em Física acerca da importância da interdisciplinaridade e as formas de abordagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.