AFETOS E EMERGÊNCIA DO DISCURSO ESCRITO NA ALFABETIZAÇÃO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120782 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 587 "titulo" => "AFETOS E EMERGÊNCIA DO DISCURSO ESCRITO NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A pesquisa encontra-se ancorada na busca por analisar as condições da emergência do discurso escrito de crianças em fase de alfabetização por meio das formas de escrita referenciadas pelo afeto, em bilhetes, cartas e escritas dirigidas às professoras alfabetizadoras. Pretende-se investigar universos de referências do sujeito com a escrita inicial, suas formas de expressão, os afetos na emergência do discurso escrito na Alfabetização e aspectos que possam oferecer bases para se pensar a possibilidade de construção sobre uma narrativa do processo de alfabetização vinculada ao pertencimento do sujeito que aprende, à construção de sua alteridade/discursividade e ao afeto sócio interacional (Bakhtin, Vigotski e Ostrower). A análise documental será tomada como instrumento metodológico. Essa análise será guiada pela construção das categorias provenientes das leituras e incursões sobre a teoria da Linguagem de Bakhtin, em especial os atos de fala, o afeto sócio interacional, os indícios da escrita que revelem a emergência do discurso escrito inicial, e a busca por compreender de que maneira essas crianças manifestam seus afetos por meio da escrita. Ainda se evidencia na proposta a definição de tomar as cartas produzidas como referências para a elaboração de um livro intitulado “Cartas às crianças escritoras que ainda vão nascer”." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID587_TB534_07032025121638.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELESSANDRA APARECIDA BENFICA" "autor_nome_curto" => "WELESSANDRA" "autor_email" => "welessandra.benfica@uemg.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120782 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 587 "titulo" => "AFETOS E EMERGÊNCIA DO DISCURSO ESCRITO NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A pesquisa encontra-se ancorada na busca por analisar as condições da emergência do discurso escrito de crianças em fase de alfabetização por meio das formas de escrita referenciadas pelo afeto, em bilhetes, cartas e escritas dirigidas às professoras alfabetizadoras. Pretende-se investigar universos de referências do sujeito com a escrita inicial, suas formas de expressão, os afetos na emergência do discurso escrito na Alfabetização e aspectos que possam oferecer bases para se pensar a possibilidade de construção sobre uma narrativa do processo de alfabetização vinculada ao pertencimento do sujeito que aprende, à construção de sua alteridade/discursividade e ao afeto sócio interacional (Bakhtin, Vigotski e Ostrower). A análise documental será tomada como instrumento metodológico. Essa análise será guiada pela construção das categorias provenientes das leituras e incursões sobre a teoria da Linguagem de Bakhtin, em especial os atos de fala, o afeto sócio interacional, os indícios da escrita que revelem a emergência do discurso escrito inicial, e a busca por compreender de que maneira essas crianças manifestam seus afetos por meio da escrita. Ainda se evidencia na proposta a definição de tomar as cartas produzidas como referências para a elaboração de um livro intitulado “Cartas às crianças escritoras que ainda vão nascer”." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID587_TB534_07032025121638.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELESSANDRA APARECIDA BENFICA" "autor_nome_curto" => "WELESSANDRA" "autor_email" => "welessandra.benfica@uemg.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }