Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

EM DEFESA DE PROFESSORES EFETIVOS: IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM OBSERVADOS NO PIBID.

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Nas redes de ensino públicas estaduais no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica de 2024, os números de professores temporários já superaram o de efetivos. Nas redes municipais, essa inversão ainda não acontece. Este trabalho tem como objetivo analisar, de forma qualitativa, os benefícios da estabilidade empregatícia de uma educadora para o processo de aprendizagem. Este estudo parte da observação de uma professora titular do município de Florianópolis exercendo sua rotina com as turmas do ensino fundamental II de geografia na EBM João Alfredo Rohr durante o PIBID. A partir da observação foi possível fazer um comparativo com a realidade da maior parte dos trabalhadores nesta situação, o cargo temporário (ACT), por meio do estudo de Flores, Isabel et al. (2024) e Viebrantz Oster, V. et al. (2024). Os resultados parciais obtidos através da observação mostram que, para que o processo de aprendizagem seja atingido de forma significativa e evitando exclusões, é necessário que quem ocupe essa posição tenha a possibilidade de desenvolvimento contínuo naquela escola onde atua, além de estabelecer familiaridade com a maior parte daqueles e daquelas que estão dentro da sala de aula. Segundo Flores et al. (2024), a falta de previsibilidade na alocação de professores temporários prejudica a continuidade das práticas pedagógicas e compromete a implementação de políticas educacionais de longo prazo, gerando um impacto direto na qualidade do ensino. Além disso, conforme apontado por Viebrantz Oster et al. (2024), a contratação temporária afeta negativamente a valorização da carreira docente e contribui para a precarização do trabalho, criando um cenário de desmotivação e instabilidade, que influencia a relação entre professores e alunos

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