Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ESTRESSE E RESILIÊNCIA NA DOCÊNCIA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A pesquisa aborda a resiliência docente como o fator decisivo para superar os desafios da profissão, que, por sua vez, é caracterizada por crescentes demandas, pressões sociais e transformações tecnológicas e pedagógicas. A parte teórica desdobra o próprio conceito de resiliência como capacidade de enfrentamento de adversidades, destacando seus efeitos na saúde mental e emocional dos professores e na qualidade da educação oferecida. A metodologia se baseia em pesquisa bibliográfica, com análise qualitativa. O texto busca uma análise crítica das condições de trabalho docente, destacando estressores como a qualidade da formação, a carga horária excessiva, os baixos salários, o desinteresse e desmotivação dos alunos, a violência no ambiente escolar e a falta de apoio institucional e familiar. Os resultados da pesquisa apontam que o estresse crônico e suas consequências, como a síndrome de burnout, comprometem a produtividade e o bem-estar geral dos professores, para os quais estratégias de enfrentamento se farão necessárias para promover ambientes de trabalho saudáveis, apoio interpessoal e diálogo reflexivo. Nesse contexto, concluímos que a valorização profissional, a resiliência e a criação de condições favoráveis ??nas instituições educacionais são necessárias para reduzir os impactos negativos do estresse, fortalecendo a identidade pedagógica e beneficiando a aprendizagem dos alunos e a satisfação profissional dos educadores.

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