O PERCURSO FORMATIVO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PERIFÉRICAS.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120781 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "O PERCURSO FORMATIVO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PERIFÉRICAS." "resumo" => "O resumo trata-se de um recorte de um TCC intitulado “O PIBID e a formação de professores de Educação Física no extremo oeste gaúcho”. O estudo busca compreender a formação de futuros professores de Educação Física (EF) a partir de suas experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIPAMPA. O estudo teve como intuito expandir as experiências de formação de professores e contribuir para diálogos sobre o fenômeno com outros pesquisadores, bem como incentivar os programas de políticas públicas educacionais. Foi utilizado uma abordagem quantitativa e qualitativa do tipo etnográfica. A investigação dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e grupos focais, envolvendo 34 participantes do PIBID-EF. O contexto da investigação incluiu licenciados e licenciandos da EF, um curso noturno com desafios específicos devido ao perfil majoritariamente trabalhador de seus estudantes. Os resultados indicam que o programa proporcionou uma formação abrangente e humanizada, ampliando a percepção dos participantes sobre o papel do professor, contribuindo para qualificação didático metodológica. Durante doze anos, dez escolas participaram, sendo oito localizadas em áreas periféricas. Os relatos evidenciam o impacto dessas vivências, que fortalecem o percurso formativo. O programa proporcionou experiências transformadoras nesse contexto, ajudando os futuros(as) professores(as) a desenvolver uma visão humanizada e crítica sobre a educação. As reflexões dos participantes revelam que o contato com as realidades socioeconômicas distintas lhes permitiu entender a importância do papel do professor na vida dos alunos. A formação destacou a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas às realidades locais, enfatizando o papel social da escola e a importância de políticas públicas que sustentem esse processo. Foi possível identificar a partir dos elementos que constituíram a análise do contexto do PIBID-EF, que a formação de Professores de EF no extremo oeste gaúcho parece vir transformando uma realidade injusta, quando atua sobre ela a partir de ações inclusivas e democráticas, como as que foram encontradas neste estudo. Conclui-se que o PIBID-EF contribui para preparar professores mais sensíveis às desigualdades sociais, reforçando a importância de um currículo que valorize a diversidade e proponha metodologias adaptadas às realidades." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1139_TB533_10032025215238.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES" "autor_nome_curto" => "GRAZIELA" "autor_email" => "graziela.nunes@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120781 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "O PERCURSO FORMATIVO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PERIFÉRICAS." "resumo" => "O resumo trata-se de um recorte de um TCC intitulado “O PIBID e a formação de professores de Educação Física no extremo oeste gaúcho”. O estudo busca compreender a formação de futuros professores de Educação Física (EF) a partir de suas experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIPAMPA. O estudo teve como intuito expandir as experiências de formação de professores e contribuir para diálogos sobre o fenômeno com outros pesquisadores, bem como incentivar os programas de políticas públicas educacionais. Foi utilizado uma abordagem quantitativa e qualitativa do tipo etnográfica. A investigação dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e grupos focais, envolvendo 34 participantes do PIBID-EF. O contexto da investigação incluiu licenciados e licenciandos da EF, um curso noturno com desafios específicos devido ao perfil majoritariamente trabalhador de seus estudantes. Os resultados indicam que o programa proporcionou uma formação abrangente e humanizada, ampliando a percepção dos participantes sobre o papel do professor, contribuindo para qualificação didático metodológica. Durante doze anos, dez escolas participaram, sendo oito localizadas em áreas periféricas. Os relatos evidenciam o impacto dessas vivências, que fortalecem o percurso formativo. O programa proporcionou experiências transformadoras nesse contexto, ajudando os futuros(as) professores(as) a desenvolver uma visão humanizada e crítica sobre a educação. As reflexões dos participantes revelam que o contato com as realidades socioeconômicas distintas lhes permitiu entender a importância do papel do professor na vida dos alunos. A formação destacou a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas às realidades locais, enfatizando o papel social da escola e a importância de políticas públicas que sustentem esse processo. Foi possível identificar a partir dos elementos que constituíram a análise do contexto do PIBID-EF, que a formação de Professores de EF no extremo oeste gaúcho parece vir transformando uma realidade injusta, quando atua sobre ela a partir de ações inclusivas e democráticas, como as que foram encontradas neste estudo. Conclui-se que o PIBID-EF contribui para preparar professores mais sensíveis às desigualdades sociais, reforçando a importância de um currículo que valorize a diversidade e proponha metodologias adaptadas às realidades." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1139_TB533_10032025215238.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES" "autor_nome_curto" => "GRAZIELA" "autor_email" => "graziela.nunes@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }