Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O PERCURSO FORMATIVO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PERIFÉRICAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120781
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1139
    "titulo" => "O PERCURSO FORMATIVO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PERIFÉRICAS."
    "resumo" => "O resumo trata-se de um recorte de um TCC intitulado “O PIBID e a formação de professores de Educação Física no extremo oeste gaúcho”. O estudo busca compreender a formação de futuros professores de Educação Física (EF) a partir de suas experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIPAMPA. O estudo teve como intuito expandir as experiências de formação de professores e contribuir para diálogos sobre o fenômeno com outros pesquisadores, bem como incentivar os programas de políticas públicas educacionais. Foi utilizado uma abordagem quantitativa e qualitativa do tipo etnográfica. A investigação dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e grupos focais, envolvendo 34 participantes do PIBID-EF. O contexto da investigação incluiu licenciados e licenciandos da EF, um curso noturno com desafios específicos devido ao perfil majoritariamente trabalhador de seus estudantes. Os resultados indicam que o programa proporcionou uma formação abrangente e humanizada, ampliando a percepção dos participantes sobre o papel do professor, contribuindo para qualificação didático metodológica. Durante doze anos, dez escolas participaram, sendo oito localizadas em áreas periféricas. Os relatos evidenciam o impacto dessas vivências, que fortalecem o percurso formativo. O programa proporcionou experiências transformadoras nesse contexto, ajudando os futuros(as) professores(as) a desenvolver uma visão humanizada e crítica sobre a educação. As reflexões dos participantes revelam que o contato com as realidades socioeconômicas distintas lhes permitiu entender a importância do papel do professor na vida dos alunos. A formação destacou a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas às realidades locais, enfatizando o papel social da escola e a importância de políticas públicas que sustentem esse processo. Foi possível identificar a partir dos elementos que constituíram a análise do contexto do PIBID-EF, que a formação de Professores de EF no extremo oeste gaúcho parece vir transformando uma realidade injusta, quando atua sobre ela a partir de ações inclusivas e democráticas, como as que foram encontradas neste estudo. Conclui-se que o PIBID-EF contribui para preparar professores mais sensíveis às desigualdades sociais, reforçando a importância de um currículo que valorize a diversidade e proponha metodologias adaptadas às realidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1139_TB533_10032025215238.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA"
    "autor_email" => "graziela.nunes@acad.ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120781
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1139
    "titulo" => "O PERCURSO FORMATIVO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PERIFÉRICAS."
    "resumo" => "O resumo trata-se de um recorte de um TCC intitulado “O PIBID e a formação de professores de Educação Física no extremo oeste gaúcho”. O estudo busca compreender a formação de futuros professores de Educação Física (EF) a partir de suas experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIPAMPA. O estudo teve como intuito expandir as experiências de formação de professores e contribuir para diálogos sobre o fenômeno com outros pesquisadores, bem como incentivar os programas de políticas públicas educacionais. Foi utilizado uma abordagem quantitativa e qualitativa do tipo etnográfica. A investigação dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e grupos focais, envolvendo 34 participantes do PIBID-EF. O contexto da investigação incluiu licenciados e licenciandos da EF, um curso noturno com desafios específicos devido ao perfil majoritariamente trabalhador de seus estudantes. Os resultados indicam que o programa proporcionou uma formação abrangente e humanizada, ampliando a percepção dos participantes sobre o papel do professor, contribuindo para qualificação didático metodológica. Durante doze anos, dez escolas participaram, sendo oito localizadas em áreas periféricas. Os relatos evidenciam o impacto dessas vivências, que fortalecem o percurso formativo. O programa proporcionou experiências transformadoras nesse contexto, ajudando os futuros(as) professores(as) a desenvolver uma visão humanizada e crítica sobre a educação. As reflexões dos participantes revelam que o contato com as realidades socioeconômicas distintas lhes permitiu entender a importância do papel do professor na vida dos alunos. A formação destacou a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas às realidades locais, enfatizando o papel social da escola e a importância de políticas públicas que sustentem esse processo. Foi possível identificar a partir dos elementos que constituíram a análise do contexto do PIBID-EF, que a formação de Professores de EF no extremo oeste gaúcho parece vir transformando uma realidade injusta, quando atua sobre ela a partir de ações inclusivas e democráticas, como as que foram encontradas neste estudo. Conclui-se que o PIBID-EF contribui para preparar professores mais sensíveis às desigualdades sociais, reforçando a importância de um currículo que valorize a diversidade e proponha metodologias adaptadas às realidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1139_TB533_10032025215238.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA"
    "autor_email" => "graziela.nunes@acad.ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O resumo trata-se de um recorte de um TCC intitulado “O PIBID e a formação de professores de Educação Física no extremo oeste gaúcho”. O estudo busca compreender a formação de futuros professores de Educação Física (EF) a partir de suas experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIPAMPA. O estudo teve como intuito expandir as experiências de formação de professores e contribuir para diálogos sobre o fenômeno com outros pesquisadores, bem como incentivar os programas de políticas públicas educacionais. Foi utilizado uma abordagem quantitativa e qualitativa do tipo etnográfica. A investigação dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e grupos focais, envolvendo 34 participantes do PIBID-EF. O contexto da investigação incluiu licenciados e licenciandos da EF, um curso noturno com desafios específicos devido ao perfil majoritariamente trabalhador de seus estudantes. Os resultados indicam que o programa proporcionou uma formação abrangente e humanizada, ampliando a percepção dos participantes sobre o papel do professor, contribuindo para qualificação didático metodológica. Durante doze anos, dez escolas participaram, sendo oito localizadas em áreas periféricas. Os relatos evidenciam o impacto dessas vivências, que fortalecem o percurso formativo. O programa proporcionou experiências transformadoras nesse contexto, ajudando os futuros(as) professores(as) a desenvolver uma visão humanizada e crítica sobre a educação. As reflexões dos participantes revelam que o contato com as realidades socioeconômicas distintas lhes permitiu entender a importância do papel do professor na vida dos alunos. A formação destacou a necessidade de práticas pedagógicas adaptadas às realidades locais, enfatizando o papel social da escola e a importância de políticas públicas que sustentem esse processo. Foi possível identificar a partir dos elementos que constituíram a análise do contexto do PIBID-EF, que a formação de Professores de EF no extremo oeste gaúcho parece vir transformando uma realidade injusta, quando atua sobre ela a partir de ações inclusivas e democráticas, como as que foram encontradas neste estudo. Conclui-se que o PIBID-EF contribui para preparar professores mais sensíveis às desigualdades sociais, reforçando a importância de um currículo que valorize a diversidade e proponha metodologias adaptadas às realidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.