RELATO DE EXPERIÊNCIA – INTERVENÇÃO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120552 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 699 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INTERVENÇÃO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO" "resumo" => "O trabalho desenvolvido por dois alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus São Vicente do Sul, teve como objetivo promover uma intervenção educativa sobre gênero, sexualidade e feminismo com os alunos do ensino fundamental. Devido a um acidente de moto sofrido por um dos membros, o mesmo foi o único responsável pela regência da turma durante a intervenção. A atividade foi planejada tendo como base as resposta de um questionário feito a um professor de biologia da rede publica de ensino fundamental, tal atividade teve como intuito explorar a diversidade sexual e de gênero por meio da dinâmica "Passa ou Repassa", proporcionando um ambiente seguro para o diálogo e a reflexão sobre esses temas sensíveis. A metodologia adotada incluiu dinâmicas de grupo, palestras expositivas, debates e atividades práticas, com o intuito de desconstruir estereótipos e promover o respeito à diversidade. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Gaúcho, além de considerar os desafios atuais na abordagem desses temas nas escolas. A intervenção proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir e conhecer sobre identidade de gênero e sexualidade de maneira criativa, estimulando o pensamento crítico e a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito mútuo. Embora a intervenção tenha sido realizada por um único aluno devido ao imprevisto, o impacto positivo nas discussões e na abordagem dos temas demonstrou a relevância da proposta e a necessidade de mais atividades como essa no ambiente escolar, tal abordagem participativa e interativa foi bem-sucedida em captar a atenção da turma, além disso as dinâmicas ajudaram a consolidar os conceitos e tornaram o aprendizado mais leve e envolvente, e ainda se mantendo atrativo para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID699_TB210_08032025182133.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO DA SILVA MARIA" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO" "autor_email" => "gustavous2022@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120552 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 699 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INTERVENÇÃO SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO" "resumo" => "O trabalho desenvolvido por dois alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus São Vicente do Sul, teve como objetivo promover uma intervenção educativa sobre gênero, sexualidade e feminismo com os alunos do ensino fundamental. Devido a um acidente de moto sofrido por um dos membros, o mesmo foi o único responsável pela regência da turma durante a intervenção. A atividade foi planejada tendo como base as resposta de um questionário feito a um professor de biologia da rede publica de ensino fundamental, tal atividade teve como intuito explorar a diversidade sexual e de gênero por meio da dinâmica "Passa ou Repassa", proporcionando um ambiente seguro para o diálogo e a reflexão sobre esses temas sensíveis. A metodologia adotada incluiu dinâmicas de grupo, palestras expositivas, debates e atividades práticas, com o intuito de desconstruir estereótipos e promover o respeito à diversidade. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Gaúcho, além de considerar os desafios atuais na abordagem desses temas nas escolas. A intervenção proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir e conhecer sobre identidade de gênero e sexualidade de maneira criativa, estimulando o pensamento crítico e a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito mútuo. Embora a intervenção tenha sido realizada por um único aluno devido ao imprevisto, o impacto positivo nas discussões e na abordagem dos temas demonstrou a relevância da proposta e a necessidade de mais atividades como essa no ambiente escolar, tal abordagem participativa e interativa foi bem-sucedida em captar a atenção da turma, além disso as dinâmicas ajudaram a consolidar os conceitos e tornaram o aprendizado mais leve e envolvente, e ainda se mantendo atrativo para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID699_TB210_08032025182133.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO DA SILVA MARIA" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO" "autor_email" => "gustavous2022@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }