PROMOÇÃO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARTICIPATIVA: O PAPEL DA CIÊNCIA CIDADÃ NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120769 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1390 "titulo" => "PROMOÇÃO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARTICIPATIVA: O PAPEL DA CIÊNCIA CIDADÃ NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS" "resumo" => "A ciência é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico, porém muitos estudantes, especialmente em escolas públicas, enfrentam barreiras no acesso a uma educação científica de qualidade. Para superar esse desafio, é essencial promover a prática da Ciência Cidadã no Ensino Fundamental, visando uma educação inclusiva e acessível. Este estudo teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino que integrem atividades práticas para estimular a participação ativa dos estudantes na investigação científica, com o intuito de formar cidadãos críticos e conscientes de sua responsabilidade social. Essas abordagens preparam os estudantes para uma sociedade cada vez mais dependente do conhecimento científico, promovendo a aprendizagem colaborativa e a troca de conhecimentos. Isso é particularmente relevante em contextos educacionais desiguais, onde a motivação e a inclusão são importantes. As estratégias entregues para a escola parceira foram elaboradas a partir da metodologia de design thinking aplicada a ideias inovadoras, foram desenvolvidos conjuntos de ações, práticas detalhadas e estruturadas em formato de projeto. A iniciativa também avaliou o impacto das intervenções no desempenho e na motivação dos estudantes, além do desenvolvimento profissional dos professores. O engajamento do público em diferentes etapas do processo científico é incentivado, promovendo divulgação científica. Os estudantes participaram de discussões sobre Ciência Cidadã, desenvolvendo habilidades críticas. A promoção da Ciência para a Cidadania fortalece o vínculo entre sociedade e meio ambiente, contribuindo para a co-elaboração de políticas públicas que abordam problemas socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1390_TB513_20022025114833.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DE JESUS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafad967@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120769 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1390 "titulo" => "PROMOÇÃO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARTICIPATIVA: O PAPEL DA CIÊNCIA CIDADÃ NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS" "resumo" => "A ciência é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico, porém muitos estudantes, especialmente em escolas públicas, enfrentam barreiras no acesso a uma educação científica de qualidade. Para superar esse desafio, é essencial promover a prática da Ciência Cidadã no Ensino Fundamental, visando uma educação inclusiva e acessível. Este estudo teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino que integrem atividades práticas para estimular a participação ativa dos estudantes na investigação científica, com o intuito de formar cidadãos críticos e conscientes de sua responsabilidade social. Essas abordagens preparam os estudantes para uma sociedade cada vez mais dependente do conhecimento científico, promovendo a aprendizagem colaborativa e a troca de conhecimentos. Isso é particularmente relevante em contextos educacionais desiguais, onde a motivação e a inclusão são importantes. As estratégias entregues para a escola parceira foram elaboradas a partir da metodologia de design thinking aplicada a ideias inovadoras, foram desenvolvidos conjuntos de ações, práticas detalhadas e estruturadas em formato de projeto. A iniciativa também avaliou o impacto das intervenções no desempenho e na motivação dos estudantes, além do desenvolvimento profissional dos professores. O engajamento do público em diferentes etapas do processo científico é incentivado, promovendo divulgação científica. Os estudantes participaram de discussões sobre Ciência Cidadã, desenvolvendo habilidades críticas. A promoção da Ciência para a Cidadania fortalece o vínculo entre sociedade e meio ambiente, contribuindo para a co-elaboração de políticas públicas que abordam problemas socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1390_TB513_20022025114833.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DE JESUS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafad967@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }