Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

POTENCIALIDADES DE UM DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM GAMIFICADO PARA ESTUDO DA UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120623
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DE UM DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM GAMIFICADO PARA ESTUDO DA UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO"
    "resumo" => "Este estudo fundamenta-se na interconexão entre saberes de Matemática, Ciências e Geografia, sob os princípios teóricos de Edgar Morin, e adota como estratégia metodológica a criação de um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) para o ensino da Unidade Temática Terra e Universo. Um DiCA pressupõe a criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento, a participação ativa, a exploração e a análise de situações voltadas para a mobilização da curiosidade, da criatividade e da imaginação dos estudantes. O problema de pesquisa investigou as potencialidades pedagógicas e o envolvimento dos alunos em um DiCA, quando são utilizadas estratégias de criação de personagens e maquetes na gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Caçapava do Sul, RS. As atividades ocorreram duas vezes por semana, durante dois meses, sendo acompanhadas por meio da Cartografia, que possibilitou a análise do percurso metodológico e dos resultados obtidos. As intervenções gamificadas aconteceram no formato de oito desafios estruturados acompanhados de enigmas, que desenvolveram habilidades relacionadas a cálculos, medidas de distâncias, explicações sobre fenômenos naturais, identificação das camadas da Terra e dos tipos de rochas existentes no planeta. Os estudantes foram organizados em seis equipes de quatro alunos, que participaram de dez episódios sequenciais. Para avançar no DiCA gamificado, os estudantes precisaram resolver os oito desafios, alguns dos quais continham pontuações. A criação de personagens possibilitou o protagonismo dos estudantes na construção de narrativas coletivas, enquanto a gamificação favoreceu a aprendizagem ativa e colaborativa, criando um ambiente dinâmico e colaborativo. Os resultados evidenciam que o DiCA, ao integrar estratégias interativas, contribuiu significativamente para o ensino da Unidade Temática Terra e Universo, mobilizando a curiosidade, a criatividade e o engajamento dos estudantes. Além disso, a abordagem mostrou-se relevante para a integração de saberes no Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID823_TB310_09032025195808.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA FREITAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezafsantos2021@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120623
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 823
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DE UM DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM GAMIFICADO PARA ESTUDO DA UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO"
    "resumo" => "Este estudo fundamenta-se na interconexão entre saberes de Matemática, Ciências e Geografia, sob os princípios teóricos de Edgar Morin, e adota como estratégia metodológica a criação de um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) para o ensino da Unidade Temática Terra e Universo. Um DiCA pressupõe a criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento, a participação ativa, a exploração e a análise de situações voltadas para a mobilização da curiosidade, da criatividade e da imaginação dos estudantes. O problema de pesquisa investigou as potencialidades pedagógicas e o envolvimento dos alunos em um DiCA, quando são utilizadas estratégias de criação de personagens e maquetes na gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Caçapava do Sul, RS. As atividades ocorreram duas vezes por semana, durante dois meses, sendo acompanhadas por meio da Cartografia, que possibilitou a análise do percurso metodológico e dos resultados obtidos. As intervenções gamificadas aconteceram no formato de oito desafios estruturados acompanhados de enigmas, que desenvolveram habilidades relacionadas a cálculos, medidas de distâncias, explicações sobre fenômenos naturais, identificação das camadas da Terra e dos tipos de rochas existentes no planeta. Os estudantes foram organizados em seis equipes de quatro alunos, que participaram de dez episódios sequenciais. Para avançar no DiCA gamificado, os estudantes precisaram resolver os oito desafios, alguns dos quais continham pontuações. A criação de personagens possibilitou o protagonismo dos estudantes na construção de narrativas coletivas, enquanto a gamificação favoreceu a aprendizagem ativa e colaborativa, criando um ambiente dinâmico e colaborativo. Os resultados evidenciam que o DiCA, ao integrar estratégias interativas, contribuiu significativamente para o ensino da Unidade Temática Terra e Universo, mobilizando a curiosidade, a criatividade e o engajamento dos estudantes. Além disso, a abordagem mostrou-se relevante para a integração de saberes no Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID823_TB310_09032025195808.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA FREITAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezafsantos2021@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este estudo fundamenta-se na interconexão entre saberes de Matemática, Ciências e Geografia, sob os princípios teóricos de Edgar Morin, e adota como estratégia metodológica a criação de um Dispositivo Complexo de Aprendizagem (DiCA) para o ensino da Unidade Temática Terra e Universo. Um DiCA pressupõe a criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento, a participação ativa, a exploração e a análise de situações voltadas para a mobilização da curiosidade, da criatividade e da imaginação dos estudantes. O problema de pesquisa investigou as potencialidades pedagógicas e o envolvimento dos alunos em um DiCA, quando são utilizadas estratégias de criação de personagens e maquetes na gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Caçapava do Sul, RS. As atividades ocorreram duas vezes por semana, durante dois meses, sendo acompanhadas por meio da Cartografia, que possibilitou a análise do percurso metodológico e dos resultados obtidos. As intervenções gamificadas aconteceram no formato de oito desafios estruturados acompanhados de enigmas, que desenvolveram habilidades relacionadas a cálculos, medidas de distâncias, explicações sobre fenômenos naturais, identificação das camadas da Terra e dos tipos de rochas existentes no planeta. Os estudantes foram organizados em seis equipes de quatro alunos, que participaram de dez episódios sequenciais. Para avançar no DiCA gamificado, os estudantes precisaram resolver os oito desafios, alguns dos quais continham pontuações. A criação de personagens possibilitou o protagonismo dos estudantes na construção de narrativas coletivas, enquanto a gamificação favoreceu a aprendizagem ativa e colaborativa, criando um ambiente dinâmico e colaborativo. Os resultados evidenciam que o DiCA, ao integrar estratégias interativas, contribuiu significativamente para o ensino da Unidade Temática Terra e Universo, mobilizando a curiosidade, a criatividade e o engajamento dos estudantes. Além disso, a abordagem mostrou-se relevante para a integração de saberes no Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.