Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DE FÉRIAS NA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A evasão escolar e a fragilidade do vínculo entre estudantes e escola representam desafios que vão além das estatísticas, refletindo realidades de exclusão e desmotivação. Crianças e adolescentes enfrentam barreiras que os afastam do ambiente escolar, limitando seu aprendizado e suas perspectivas de futuro. No entanto, a escola pode, e deve ser um espaço de acolhimento, pertencimento e transformação. Foi nesse propósito que nasceu a Colônia de Férias, uma iniciativa do Núcleo Educação Física da UNIPAMPA do Programa de Residência Pedagógica, um programa de bolsas da CAPES que visa qualificar a formação de professores dentro das realidades escolares. Nesse contexto, a escola localizada em uma região de vulnerabilidade e marginalização no extremo oeste do RS, os residentes se depararam com desafios como evasão escolar, indisciplina, dificuldades de aprendizagem e estudantes institucionalizados na FASE, tornando essencial o fortalecimento dos vínculos entre estudantes e escola. Em meio a esse cenário de vulnerabilidade social, a proposta surgiu para oportunizar, em período de férias escolares, acesso ao lazer e às práticas corporais aos estudantes. Além de promover comunicação, socialização e consciência corporal, a proposta buscou motivar os estudantes a participarem das atividades e enxergarem a escola como um espaço de pertencimento. Durante duas semanas, gincanas, desafios cooperativos e rodas de conversa ressignificaram a escola como um espaço vivo num período incomum. A participação cresceu rapidamente: de seis estudantes no primeiro dia para quinze na primeira semana. Com o apoio da escola, a alimentação foi fornecida, incluindo bolachinhas, bolos e sucos distribuídos à tarde. No entanto, durante as atividades, a escola foi assaltada e a pouca comida que havia, foi levada. Apesar desse contratempo, a experiência reafirmou o papel essencial da Educação Física na construção de relações sociais e afetivas, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade.

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