DE FÉRIAS NA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120791 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 549 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "DE FÉRIAS NA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS" "resumo" => "A evasão escolar e a fragilidade do vínculo entre estudantes e escola representam desafios que vão além das estatísticas, refletindo realidades de exclusão e desmotivação. Crianças e adolescentes enfrentam barreiras que os afastam do ambiente escolar, limitando seu aprendizado e suas perspectivas de futuro. No entanto, a escola pode, e deve ser um espaço de acolhimento, pertencimento e transformação. Foi nesse propósito que nasceu a Colônia de Férias, uma iniciativa do Núcleo Educação Física da UNIPAMPA do Programa de Residência Pedagógica, um programa de bolsas da CAPES que visa qualificar a formação de professores dentro das realidades escolares. Nesse contexto, a escola localizada em uma região de vulnerabilidade e marginalização no extremo oeste do RS, os residentes se depararam com desafios como evasão escolar, indisciplina, dificuldades de aprendizagem e estudantes institucionalizados na FASE, tornando essencial o fortalecimento dos vínculos entre estudantes e escola. Em meio a esse cenário de vulnerabilidade social, a proposta surgiu para oportunizar, em período de férias escolares, acesso ao lazer e às práticas corporais aos estudantes. Além de promover comunicação, socialização e consciência corporal, a proposta buscou motivar os estudantes a participarem das atividades e enxergarem a escola como um espaço de pertencimento. Durante duas semanas, gincanas, desafios cooperativos e rodas de conversa ressignificaram a escola como um espaço vivo num período incomum. A participação cresceu rapidamente: de seis estudantes no primeiro dia para quinze na primeira semana. Com o apoio da escola, a alimentação foi fornecida, incluindo bolachinhas, bolos e sucos distribuídos à tarde. No entanto, durante as atividades, a escola foi assaltada e a pouca comida que havia, foi levada. Apesar desse contratempo, a experiência reafirmou o papel essencial da Educação Física na construção de relações sociais e afetivas, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1139_TB549_10032025130531.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES" "autor_nome_curto" => "GRAZIELA" "autor_email" => "graziela.nunes@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120791 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 549 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "DE FÉRIAS NA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS" "resumo" => "A evasão escolar e a fragilidade do vínculo entre estudantes e escola representam desafios que vão além das estatísticas, refletindo realidades de exclusão e desmotivação. Crianças e adolescentes enfrentam barreiras que os afastam do ambiente escolar, limitando seu aprendizado e suas perspectivas de futuro. No entanto, a escola pode, e deve ser um espaço de acolhimento, pertencimento e transformação. Foi nesse propósito que nasceu a Colônia de Férias, uma iniciativa do Núcleo Educação Física da UNIPAMPA do Programa de Residência Pedagógica, um programa de bolsas da CAPES que visa qualificar a formação de professores dentro das realidades escolares. Nesse contexto, a escola localizada em uma região de vulnerabilidade e marginalização no extremo oeste do RS, os residentes se depararam com desafios como evasão escolar, indisciplina, dificuldades de aprendizagem e estudantes institucionalizados na FASE, tornando essencial o fortalecimento dos vínculos entre estudantes e escola. Em meio a esse cenário de vulnerabilidade social, a proposta surgiu para oportunizar, em período de férias escolares, acesso ao lazer e às práticas corporais aos estudantes. Além de promover comunicação, socialização e consciência corporal, a proposta buscou motivar os estudantes a participarem das atividades e enxergarem a escola como um espaço de pertencimento. Durante duas semanas, gincanas, desafios cooperativos e rodas de conversa ressignificaram a escola como um espaço vivo num período incomum. A participação cresceu rapidamente: de seis estudantes no primeiro dia para quinze na primeira semana. Com o apoio da escola, a alimentação foi fornecida, incluindo bolachinhas, bolos e sucos distribuídos à tarde. No entanto, durante as atividades, a escola foi assaltada e a pouca comida que havia, foi levada. Apesar desse contratempo, a experiência reafirmou o papel essencial da Educação Física na construção de relações sociais e afetivas, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1139_TB549_10032025130531.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELA NUNES" "autor_nome_curto" => "GRAZIELA" "autor_email" => "graziela.nunes@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }