Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS E EGRESSOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA CIDADE DE MANAUS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120621
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 308
    "inscrito_id" => 399
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS E EGRESSOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA CIDADE DE MANAUS"
    "resumo" => "A educação profissional em enfermagem busca na construção da cidadania e no fortalecimento das bases profissionais, entender a educação como parte do cotidiano e da transformação profissional. Neste sentido, o objetivo de nossa investigação é compreender que representações sociais os profissionais de enfermagem envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, possuem em relação à formação continuada nos cursos de qualificação profissional em saúde em Manaus. O recurso metodológico escolhido é a análise do discurso de Eni Orlandi. Os dados serão coletados, a partir de entrevista semiestruturada, e perguntas abertas. O estudo objetiva um aprofundamento nas representações sociais, relacionadas à educação em saúde. O estudo analisará aspectos do ensino e do aprendizado, além de incluir uma pesquisa descritiva bibliográfica. Justifica-se o estudo por abordar as representações sociais dos professores e egressos desta formação e assim termos um panorama aproximado desta área de atuação, sendo importante para estudos posteriores na área no Estado de Manaus. Os resultados da pesquisa servirão para construir um melhor embasamento científico para que profissionais de educação na área da saúde, possam aprimorar não só suas intervenções docentes, mas também adequar material didático e ações extraclasse, não apenas para atender as expectativas dos discentes, mas garantir uma melhor qualificação para técnicos e enfermeiros de Manaus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID399_TB308_25022025231917.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE RODRIGUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "dirigenteraccocris@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120621
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 308
    "inscrito_id" => 399
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS E EGRESSOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA CIDADE DE MANAUS"
    "resumo" => "A educação profissional em enfermagem busca na construção da cidadania e no fortalecimento das bases profissionais, entender a educação como parte do cotidiano e da transformação profissional. Neste sentido, o objetivo de nossa investigação é compreender que representações sociais os profissionais de enfermagem envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, possuem em relação à formação continuada nos cursos de qualificação profissional em saúde em Manaus. O recurso metodológico escolhido é a análise do discurso de Eni Orlandi. Os dados serão coletados, a partir de entrevista semiestruturada, e perguntas abertas. O estudo objetiva um aprofundamento nas representações sociais, relacionadas à educação em saúde. O estudo analisará aspectos do ensino e do aprendizado, além de incluir uma pesquisa descritiva bibliográfica. Justifica-se o estudo por abordar as representações sociais dos professores e egressos desta formação e assim termos um panorama aproximado desta área de atuação, sendo importante para estudos posteriores na área no Estado de Manaus. Os resultados da pesquisa servirão para construir um melhor embasamento científico para que profissionais de educação na área da saúde, possam aprimorar não só suas intervenções docentes, mas também adequar material didático e ações extraclasse, não apenas para atender as expectativas dos discentes, mas garantir uma melhor qualificação para técnicos e enfermeiros de Manaus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID399_TB308_25022025231917.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE RODRIGUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "dirigenteraccocris@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A educação profissional em enfermagem busca na construção da cidadania e no fortalecimento das bases profissionais, entender a educação como parte do cotidiano e da transformação profissional. Neste sentido, o objetivo de nossa investigação é compreender que representações sociais os profissionais de enfermagem envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, possuem em relação à formação continuada nos cursos de qualificação profissional em saúde em Manaus. O recurso metodológico escolhido é a análise do discurso de Eni Orlandi. Os dados serão coletados, a partir de entrevista semiestruturada, e perguntas abertas. O estudo objetiva um aprofundamento nas representações sociais, relacionadas à educação em saúde. O estudo analisará aspectos do ensino e do aprendizado, além de incluir uma pesquisa descritiva bibliográfica. Justifica-se o estudo por abordar as representações sociais dos professores e egressos desta formação e assim termos um panorama aproximado desta área de atuação, sendo importante para estudos posteriores na área no Estado de Manaus. Os resultados da pesquisa servirão para construir um melhor embasamento científico para que profissionais de educação na área da saúde, possam aprimorar não só suas intervenções docentes, mas também adequar material didático e ações extraclasse, não apenas para atender as expectativas dos discentes, mas garantir uma melhor qualificação para técnicos e enfermeiros de Manaus.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.