A HIBRIDAÇÃO TEORIA-PRÁTICA: BASES DO CURRÍCULO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120767 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 1323 "titulo" => "A HIBRIDAÇÃO TEORIA-PRÁTICA: BASES DO CURRÍCULO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A pesquisa toma como objeto de estudo a formação de professores, circunscrevendo os estágios curriculares realizados em cinco instituições de ensino superior, quatro no Brasil e uma em Coimbra/Portugal. A abordagem que sustenta esta investigação é a Teoria da Hibridação Sociocultural (CANCLINI, 2013). Circunscreveu cinco bases de ações teórico-metodológicas: a primeira, análise documental, utilizando como referência a análise de conteúdo postulada por Bardin (2006), de pontos de hibridações contínuas, descontínuas e proto-hibridação de teoria prática existentes em quatro propostas curriculares do curso de Pedagogia no Brasil; a segunda, entrevista focalizada, realizada com quatro formadores de Estágio Curricular; a terceira, curso de formação com uso combinado de aplicação de questionário misto, ao final, para setenta e nove estagiários de cursos de Pedagogia; a quarta acompanhamento de seminários em turmas de Mestrado de Ensino em Coimbra e a quinta, perscrutação híbrida, constituída de momento formativo, seguido de entrevistas individual ou em pequenos grupos, e, ao final, aplicação de questionário, aplicado aos mestrandos em Ensino, em Coimbra. Os dados analisados apontam para o potencial explicativo e prospectivo da Teoria da Hibridação Sociocultural, para explicar, para interpretar as (des)conexões e as (re)construções da teoria prática na formação de professor no Brasil e em Coimbra. Apontam, também, para hibridações descontínuas nas relações, comum nos dois países: IES escola campo de estágio; componentes curriculares teóricos/fundamentos estágio; metodologias estágio; conteúdo da formação conteúdo de ensino na escola campo de estágio; tempo curricular tempo do estágio; acompanhamento do estágio avaliação do estágio; formação do formador docência. E sinalizam para a compreensão epistemológica e metodológica consensual dos sujeitos dessa pesquisa de que a transformação qualitativa no estágio está diretamente vinculada à concretização de vivências híbridas teórico práticas no curso de formação, revelando que transformar o estágio curricular em espaço de real hibridação teoria prática não se constituiu como uma busca isolada, mas anseio coletivo dos sujeitos envolvidos no processo de formação de professores no Brasil e em Coimbra." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1323_TB511_10032025235611.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCILENE GORDIANO LIMA TOMAZ PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JOCILENE" "autor_email" => "jocilene@up.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120767 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 1323 "titulo" => "A HIBRIDAÇÃO TEORIA-PRÁTICA: BASES DO CURRÍCULO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A pesquisa toma como objeto de estudo a formação de professores, circunscrevendo os estágios curriculares realizados em cinco instituições de ensino superior, quatro no Brasil e uma em Coimbra/Portugal. A abordagem que sustenta esta investigação é a Teoria da Hibridação Sociocultural (CANCLINI, 2013). Circunscreveu cinco bases de ações teórico-metodológicas: a primeira, análise documental, utilizando como referência a análise de conteúdo postulada por Bardin (2006), de pontos de hibridações contínuas, descontínuas e proto-hibridação de teoria prática existentes em quatro propostas curriculares do curso de Pedagogia no Brasil; a segunda, entrevista focalizada, realizada com quatro formadores de Estágio Curricular; a terceira, curso de formação com uso combinado de aplicação de questionário misto, ao final, para setenta e nove estagiários de cursos de Pedagogia; a quarta acompanhamento de seminários em turmas de Mestrado de Ensino em Coimbra e a quinta, perscrutação híbrida, constituída de momento formativo, seguido de entrevistas individual ou em pequenos grupos, e, ao final, aplicação de questionário, aplicado aos mestrandos em Ensino, em Coimbra. Os dados analisados apontam para o potencial explicativo e prospectivo da Teoria da Hibridação Sociocultural, para explicar, para interpretar as (des)conexões e as (re)construções da teoria prática na formação de professor no Brasil e em Coimbra. Apontam, também, para hibridações descontínuas nas relações, comum nos dois países: IES escola campo de estágio; componentes curriculares teóricos/fundamentos estágio; metodologias estágio; conteúdo da formação conteúdo de ensino na escola campo de estágio; tempo curricular tempo do estágio; acompanhamento do estágio avaliação do estágio; formação do formador docência. E sinalizam para a compreensão epistemológica e metodológica consensual dos sujeitos dessa pesquisa de que a transformação qualitativa no estágio está diretamente vinculada à concretização de vivências híbridas teórico práticas no curso de formação, revelando que transformar o estágio curricular em espaço de real hibridação teoria prática não se constituiu como uma busca isolada, mas anseio coletivo dos sujeitos envolvidos no processo de formação de professores no Brasil e em Coimbra." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1323_TB511_10032025235611.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCILENE GORDIANO LIMA TOMAZ PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JOCILENE" "autor_email" => "jocilene@up.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }