O ESTUDO DOS PIGMENTOS VEGETAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
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O PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem a finalidade de fomentar projetos institucionais no Ensino Superior, para contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica. A atividade iniciou com um problema: quais métodos de extração de pigmentos de vegetais podem ser utilizados em sala de aula? A proposta era utilizar e desenvolver materiais que não causassem a contaminação ao meio ambiente, ser de fácil acesso e baixo custo. Desde os primórdios os pigmentos vegetais são utilizados para diferentes finalidades, como pinturas corporais, tingimento de tecidos e objetos, no preparo de cosméticos ou para colorir alimentos. Para tal, fizemos uma busca na literatura e encontramos alguns resultados que foram testados. Os métodos que deram resultados positivos e, poderiam ser utilizados na escola com alunos do Ensino Médio, foram levados ao Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro durante uma feira de ciências. O tema permitiu discussões interdisciplinares em Química, Física e Biologia. Este viés interdisciplinar, além de estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), facilita a aprendizagem significativa como definida por Ausubel. Os resultados mostram que os alunos se sentem motivados quando utilizamos estratégias diferenciadas. Eles participaram ativamente, prestaram atenção e mostraram entusiasmo para buscar outros conceitos relacionados." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." 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