PAULO FREIRE E A LEITURA: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120761 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "PAULO FREIRE E A LEITURA: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE" "resumo" => "O presente artigo compõe-se de uma pesquisa ainda em processo de construção, tendo como fontes e objetos as obras “Pedagogia do Oprimido”, “Ação Cultural para Liberdade”, “Pedagogia da Autonomia”, “Pedagogia da Indignação” e “Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra” de Paulo Freire, nas quais o autor aborda diferentes tipos de leitura. A inquietação da pesquisadora surge ao buscar compreender com mais clareza este intelectual e como Freire desenvolve o conceito de “leitura de mundo” e o articula à leitura da palavra em suas obras. Como referencial teórico-metodológico, será utilizado o conceito de “Espaço de Experiência”, articulado pelo historiador alemão Reinhart Koselleck, para fundamentar as críticas que Paulo Freire faz à leitura da palavra na educação bancária. Ainda em Koselleck, será utilizado o conceito de “Horizonte de Expectativa”, a fim de analisar como Freire idealmente concebeu a essência da leitura de mundo e da leitura da palavra. Finalmente, a produção deste artigo conta também com as contribuições do sociólogo francês Pierre Bourdieu a partir de seu conceito de trajetória, auxiliando na compreensão da experiência pessoal de leitura de Paulo Freire, assim como de seu envolvimento com as concepções de leitura — observando como esse conceito se desenvolve ao longo de sua vida, sua trajetória e suas experiências vividas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1301_TB499_10032025235126.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CAROLINA SILVA DE ALMEIDA LIMA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "carolalmeidalima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120761 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1301 "titulo" => "PAULO FREIRE E A LEITURA: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE" "resumo" => "O presente artigo compõe-se de uma pesquisa ainda em processo de construção, tendo como fontes e objetos as obras “Pedagogia do Oprimido”, “Ação Cultural para Liberdade”, “Pedagogia da Autonomia”, “Pedagogia da Indignação” e “Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra” de Paulo Freire, nas quais o autor aborda diferentes tipos de leitura. A inquietação da pesquisadora surge ao buscar compreender com mais clareza este intelectual e como Freire desenvolve o conceito de “leitura de mundo” e o articula à leitura da palavra em suas obras. Como referencial teórico-metodológico, será utilizado o conceito de “Espaço de Experiência”, articulado pelo historiador alemão Reinhart Koselleck, para fundamentar as críticas que Paulo Freire faz à leitura da palavra na educação bancária. Ainda em Koselleck, será utilizado o conceito de “Horizonte de Expectativa”, a fim de analisar como Freire idealmente concebeu a essência da leitura de mundo e da leitura da palavra. Finalmente, a produção deste artigo conta também com as contribuições do sociólogo francês Pierre Bourdieu a partir de seu conceito de trajetória, auxiliando na compreensão da experiência pessoal de leitura de Paulo Freire, assim como de seu envolvimento com as concepções de leitura — observando como esse conceito se desenvolve ao longo de sua vida, sua trajetória e suas experiências vividas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1301_TB499_10032025235126.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CAROLINA SILVA DE ALMEIDA LIMA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "carolalmeidalima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }