FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, PARANÁ.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120409 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, PARANÁ." "resumo" => "A inovação tecnológica chegou nas escolas municipais de Ponta Grossa, no Paraná, e com isso, os professores também precisam investir em seu aperfeiçoamento, inovando práticas metodológicas e de ensino que visam a utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula. Mas como e quando utilizar tais ferramentas? Para entendermos o papel desses artefatos tecnológicos no ambiente escolar e como se aplicam no dia-a-dia em sala de aula, investigamos a prática docente ocorrida dentro de uma instituição de ensino pública que possui uma sala denominada LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, o qual utiliza de tais recursos na hora de ensinar. Para embasamento dos estudos, o referencial teórico conta com alguns autores como: SCHWARTZ (1999), KAPP (2014), BUSARELLO (2014), CHIZZOTTI (1991) e, como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa, no qual está associada a pesquisa narrativa, em que o relato de experiência é usado para compartilhar e interpretar vivências pessoais, conectando sua história a um contexto mais amplo. A partir da pesquisa, foi constatado que é essencial e de suma importância o uso de tecnologias dentro de sala de aula, motivando e proporcionando a interação entre os alunos, bem como, oportunizando o contato com ferramentas tecnológicas que podem aprimorar o ensino e favorecer o aprendizado no ambiente escolar. Identificamos, também, a importância dos investimentos na educação, tanto na aquisição dessas ferramentas, quanto na formação dos professores para utilizá-las e aplicá-las em suas aulas. Não só fornecer, mas também possibilitar aos docentes um aperfeiçoamento profissional através de cursos de formação que possam prepará-los para a ação em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID301_TB14_30012025122735.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFFER BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JENNIFFER" "autor_email" => "jenniffermessias7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120409 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, PARANÁ." "resumo" => "A inovação tecnológica chegou nas escolas municipais de Ponta Grossa, no Paraná, e com isso, os professores também precisam investir em seu aperfeiçoamento, inovando práticas metodológicas e de ensino que visam a utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula. Mas como e quando utilizar tais ferramentas? Para entendermos o papel desses artefatos tecnológicos no ambiente escolar e como se aplicam no dia-a-dia em sala de aula, investigamos a prática docente ocorrida dentro de uma instituição de ensino pública que possui uma sala denominada LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, o qual utiliza de tais recursos na hora de ensinar. Para embasamento dos estudos, o referencial teórico conta com alguns autores como: SCHWARTZ (1999), KAPP (2014), BUSARELLO (2014), CHIZZOTTI (1991) e, como metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa, no qual está associada a pesquisa narrativa, em que o relato de experiência é usado para compartilhar e interpretar vivências pessoais, conectando sua história a um contexto mais amplo. A partir da pesquisa, foi constatado que é essencial e de suma importância o uso de tecnologias dentro de sala de aula, motivando e proporcionando a interação entre os alunos, bem como, oportunizando o contato com ferramentas tecnológicas que podem aprimorar o ensino e favorecer o aprendizado no ambiente escolar. Identificamos, também, a importância dos investimentos na educação, tanto na aquisição dessas ferramentas, quanto na formação dos professores para utilizá-las e aplicá-las em suas aulas. Não só fornecer, mas também possibilitar aos docentes um aperfeiçoamento profissional através de cursos de formação que possam prepará-los para a ação em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID301_TB14_30012025122735.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFFER BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JENNIFFER" "autor_email" => "jenniffermessias7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }